
Como passar a perna em um psicopata narcisista? Explorando o seu sentimento de autoimportância e fantasias de poder ilimitado, riqueza e sucesso. Muitos assassinos em série psicopatas superestimam seus talentos e se acham mais inteligentes do que o resto da humanidade.
Os investigadores do caso Todd Kohlhepp perceberam isso de imediato e usaram técnicas psicológicas triviais para expô-lo. Ele se via no centro do mundo e a todo momento tentava manipular a situação para seu próprio benefício. O facínora se considerava muito inteligente, preparado e cuidadoso demais para ser pego. De fato, ele permaneceu invisível por 13 longos anos, mas seu ego inflado acabaria por delatá-lo. Preparados, os interrogadores se colocaram numa posição de fascínio, enaltecendo suas habilidades e conhecimentos — Todd caiu feito um pato.
Quando Kohlhepp disse ter gasto mais de 200 mil em munição de ponta e dezenas de armas, um policial olhou para o outro e disse: “Esse cara sabe do que está falando”, adicionando que Todd sabia mais sobre armas do que eles. “Eu poderia ensinar coisas incríveis para sua equipe da Swat”, disse o envaidecido assassino. Em outro momento, Kohlhepp contou sobre como sua BMW Z4 foi feita sob encomenda, sendo a “única na América do Norte”. O interrogador respondeu que a tirou pessoalmente da garagem para que não fosse arranhada, pois o carro era para lá de especial. Ele se sentiu tão grande diante dos policiais que, ao comentar sobre o dia em que matou quatro pessoas de uma vez, disse que eles ficariam orgulhosos de sua eficiência. Os detetives balançaram a cabeça em tom afirmativo.
A configuração do cérebro psicopata o faz cego para as próprias fraquezas. Ele pode ser “competente” nas tecnicidades laborais, mas um amador no trato social. Ele se acha especial por levar uma vida dupla, mas quando seu nome aparece, desnudá-lo é tarefa simples. Todd Kohlhepp e Rex Heuermann, por exemplo, deixaram um mar de evidências digitais para trás. Todd postou avaliações macabras de produtos usados em seus crimes e comprados na Amazon, uma conduta infantil para quem se achava o mestre do disfarce.
Referências: [1] Douglas, John. The Killer Across the Table. William Collins 2019; [2] Kohlhepp’s Facebook posts about land where Kala Brown was held increased after she went missing. Greenville News. 4 nov. 2016; [3] Tracking a killer: Inside the mind of Todd Kohlhepp. Greenville News. 17 jun. 2017; [4] Serial killer Todd Kohlhepp left creepy Amazon reviews on weapons before a woman was found chained up in his storage container… as new documentary explores his double life. Daily Mail. 5 jan. 2025.