Celebridades Assassinadas: Shergar — Glória & Maldade

Animais também podem ser celebridades. Em 3 de junho de 1981, o puro sangue Shergar assombrou o planeta ao vencer a tradicional corrida de Derby com um recorde de...

Animais também podem ser celebridades. Em 3 de junho de 1981, o puro sangue Shergar assombrou o planeta ao vencer a tradicional corrida de Derby com um recorde de dez unidades, uma atuação nunca antes vista em mais de 200 anos de prova. Na transmissão ao vivo da corrida, ficou marcada a emocionante narração de Peter Bromley, da BBC. O “Galvão Bueno britânico” das corridas de cavalos, Bromley eternizou uma das mais empolgantes transmissões esportivas da história inglesa: “Há apenas um cavalo nesta corrida, VOCÊ PRECISA DE UM TELESCÓPIO PARA VER O RESTO!”, berrou, espantado ao microfone.

Não é exagero: Shergar era extraordinário, único. Naquele ano, ele pulverizou os rivais vencendo seis de oito corridas, recebendo quase 700 mil dólares em premiações. Era a primeira temporada completa do animal de quatro anos e isso deixou o mundo do turfe pasmado. Shergar tornou-se o cavalo mais famoso do planeta e super valioso, um “Diamante Koh-i-Noor”, escreveu na época o jornalista Brough Scott. Ainda em 1981, e no auge da glória, Shergar foi aposentado por seu dono, o príncipe Aga Khan. Ele valeria mais como reprodutor. Quando a celebridade do esporte chegou em Newbridge, Irlanda, onde ficava o haras de Khan, foi recebido com aplausos por uma multidão entusiasmada.

Durante 1982, sua fertilidade incomum ajudou a fecundar 42 de 44 éguas. Então, Khan decidiu compartilhar sua propriedade com 34 outros milionários escolhidos a dedo, e cada um pagou na época a exorbitante quantia de 500 mil dólares por sua parte. Seus donos cobravam cerca de 80 mil dólares por cruzamento e interessados em sua genética faziam fila com suas éguas de classe. Shergar era uma máquina de fazer dinheiro.

O FIM DE SHERGAR


Mesmo após dois anos longe do esporte, Shergar ainda continuava a ocupar espaço na mídia. Tal exposição aumentou em 8 de fevereiro de 1983, dia em que o animal foi sequestrado por homens armados.

O sequestro parou a Irlanda. Os criminosos exigiram resgate, mas os donos de Shergar se negaram a pagar. Eles temiam que se o fizessem, todos os cavalos valiosos do Reino Unido estariam em perigo.

Mas pagando ou não, o destino de Shergar era um só: a morte.

O sequestro e posterior desaparecimento de Shergar é um dos principais crimes não solucionados da história da Irlanda. As negociações dos sequestradores com Aga Khan e os outros donos durou apenas quatro dias. Quando a maioria se negou a pagar, os sequestradores enviaram uma mensagem para a BBC pedindo que o mais famoso comentarista esportivo de corridas de cavalos do Reino Unido, Derek Thompson, ajudasse nas negociações. Quando Thompson chegou em Belfast, centenas de repórteres e fãs de Shergar o cercaram com lágrimas nos olhos. “Era como se eu fosse uma estrela de cinema”, revelou mais tarde. A negociação com Thompson, entretanto, durou apenas um telefonema. O jornalista foi informado que ele podia ir embora, pois um “acidente” havia ocorrido e Shergar estava morto.

Quase 40 anos depois, o caso permanece sem solução, mas acredita-se que Shergar foi sequestrado por integrantes do IRA. No início dos anos 2000, Seán O’Callaghan, ex-membro do grupo e que virou informante, revelou que todo o sequestro foi um desastre. Shergar teria sido morto no dia seguinte ao roubo após ficar muito estressado e quebrar um osso da pata. Sem poder chamar um veterinário, os sequestradores decidiram matá-lo a tiros. A morte foi chocante e sangrenta, e o animal sofreu bastante antes de finalmente dar o último suspiro. Seu corpo teria sido enterrado em algum lugar da zona rural de Ballinamore, quase na divisa com a Irlanda do Norte.

O roubo e suposto aniquilamento de um animal tão famoso e extraordinário chocou a nação irlandesa, cujo amor por cavalos, corridas e criação é comparável ao fanatismo brasileiro por futebol. Shergar nunca teve justiça, mas sua memória vive entre os ingleses e irlandeses. O animal, também, dá nome a uma importante competição de cavalos, a Shergar Cup, disputada anualmente no centenário hipódromo Ascot Racecourse, na Inglaterra.

A história do animal serviu de pano de fundo para o filme Shergar (1999), com Mickey Rourke, Tom Walsh e Ian Holm.

Referências: [1] Shergar to prove stoute right in St. Leger test. The Daily Telegraph. 12 set. 1981. Pág. 28; [2] Shergar is something out of the ordinary. The Guardian. 3 jun. 1981. Pág.23; [3] Shergar has the credentials for Derby victory. The Daily Telegraph. 3 jun. 1981. Pág. 28; [4] Shergar, ‘One of the best I’ve ridden’, says Piggot. The Guardian. 29 jun. 1981. Pág. 21; [5] Horse-napping threat to stud farms in Ireland. The Expositor. 16 fev. 1983. Pág. 40; [6] The legend of a kidnapped, $13 million-stallion lives on in irish hearts. Los Angeles Times. 29 ago. 1984. Páginas 4, 13; [7] Irish love of horses. New York Times. 6 mar. 1985. Pág. 22; [8] Shergar kidnapping: 30 years on. CNN; [9] The disappearance of Shergar… 30 years on. Irish Examiner; [10] Who kidnapped the Derby-winner Shergar and why? BBC; [11] The disappearance of Shergar… 30 years on. Irish Examiner.

Siga OAV Crime no Instagram


Por:


Daniel Cruz
Texto

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

×