David Venables: 40 anos depois, assassino da esposa é condenado na Inglaterra

Na Inglaterra, um misterioso caso de desaparecimento abalou o pequeno e antigo vilarejo de Kempsey, no Condado de Worcestershire, há exatos 40 anos. E foi somente anteontem, 15 de...

Na Inglaterra, um misterioso caso de desaparecimento abalou o pequeno e antigo vilarejo de Kempsey, no Condado de Worcestershire, há exatos 40 anos. E foi somente anteontem, 15 de julho de 2022, que o caso teve um fim.

A história veio à tona em 4 de maio de 1982, quando o fazendeiro David Venables entrou em uma delegacia de polícia para dar queixa do sumiço de sua esposa Brenda.

Naquele dia, David, de 49 anos, acordou e não viu sua mulher no quarto. Nada demais, estaria ela na cozinha preparando o café? Ele a procurou por toda a fazenda e não a encontrou. A um jornal local, David afirmou: “Acordei e descobri que ela havia partido. Ela nunca fez nada assim antes e eu não tenho a menor ideia do que aconteceu com ela”. Ele também afirmou que a esposa sofria de depressão e estava bastante gripada: “Não consigo dormir desde que ela partiu e só posso esperar e rezar para que ela esteja segura”.

Um helicóptero foi usado nas buscas, que cobriu uma grande área da região, incluindo as margens do rio Severn, o maior da Inglaterra. Mas Brenda jamais foi encontrada e seu desaparecimento se tornou um mistério que perturbou gerações.

Mas o que os moradores de Worcestershire não sabiam era que Brenda jamais saiu do condado. Ou melhor. Ela jamais saiu da fazenda.

DESCOBERTA MACABRA


Em 2014, o octogenário David decidiu vender a fazenda para seu sobrinho, pois não conseguia cuidar mais da enorme propriedade e desejava algo menor e mais simples. Cinco anos depois, o sobrinho contratou uma empresa para realizar uma grande limpeza em um tanque séptico que ficava no jardim da imponente sede. Limpando o tanque, os trabalhadores notaram uma câmara secreta; ao drená-la, descobriram algo apavorante: ossos e um crânio humano. Era o que restou de Brenda Venables.

David foi preso e acusado pelo Ministério Público de matar a esposa e esconder o seu corpo no tanque. Ele sempre soube onde ela estava e conviveu por mais de 30 anos ao lado do túmulo improvisado de Brenda. De acordo com a denúncia, David mantinha um caso extraconjugal desde 1967 com a cuidadora de sua mãe e decidiu aniquilar a esposa para ficar com a amante.

Por 40 anos, David se safou de assassinato. Até sexta-feira passada.

Para o Ministério Público, David assassinou a esposa entre 3 e 4 de maio de 1982. Ele e sua amante estavam em crise, ficaram um tempo separados mas reataram o romance no Natal de 1981, meses antes do assassinato. Com a esposa fora do caminho, David pôde viver com a amante. Tempos depois, ele pediu na justiça o anulamento do seu casamento.

David sempre negou ter matado a esposa e chegou a culpar o conhecido serial killer Fred West, afirmando que o psicopata costumava frequentar o vilarejo de Dempsey. No julgamento, a defesa afirmou que não existiam provas da autoria, nem de que Brenda fora assassinada. Era mais provável que ela tivesse cometido suicídio. A promotoria rechaçou o argumento, afirmando que não existe registro na história de alguém entrando dentro de uma câmara secreta de um tanque séptico para se autoaniquilar. Além do mais, a investigação policial apontou que a câmara foi construída após o crime, o que sugere que David retirou o cadáver da esposa do tanque (ou de outro lugar), realizou a obra, então recolocou os restos mortais na câmara.

Na última sexta-feira, 15 de julho, após deliberar por quase 17 horas, o júri considerou David Venables, de 89 anos, culpado do homicídio de Brenda. David será sentenciado na próxima quarta-feira, 20 de julho.

Fontes consultadas: [1] Lawyers for pig farmer accused of murdering his wife in 1982 and dumping her body in sceptic tank say prosecution case is based on guesswork and speculation’. Daily Mail; [2] Farmer, 89, ‘got away with murder’ for 40 years by hiding wife’s body in septic tank. Metro; [3] Human remains found in Kempsey septic tank are ‘female’. BBC; [4] Police believe body in septic tank is woman missing since 1982. The Guardian; [5] David Venables guilty of wife’s septic tank murder 40 years ago. BBC; [6] The 89-year-old farmer, the murdered wife and his bid to pin it on a notorious serial killer. Independent Ireland.

Escute os podcasts do OAV Crime em nosso site de podcasts ou no agregador de sua preferência.

Apoie o OAV


Apoie o nosso trabalho. O OAV Crime precisa do seu apoio para continuar a crescer, disponibilizando textos e podcasts de qualidade, assim como o desenvolvimento de outros projetos. Acesse a página abaixo e saiba como apoiar.

Por:


Daniel Cruz
Texto

Assine o nosso projeto no Catarse

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

× Receba nosso conteúdo no WP