Amigos Virtuais, Assassinos Reais: serial killers que usaram jornais e a internet

Mulheres solitárias e acima do peso vinham sendo assassinadas e as mortes seguiam um padrão bizarro: o tecido adiposo era removido através da boca da vítima após uma substância...

Mulheres solitárias e acima do peso vinham sendo assassinadas e as mortes seguiam um padrão bizarro: o tecido adiposo era removido através da boca da vítima após uma substância corrosiva ser inserida garganta abaixo. Investigando o caso, um agente do FBI listou dezenas de vítimas, ligando-as a um assassino que usava salas de bate-papo na Internet com o apelido “Tímido” para atraí-las.

Este não é um caso real, mas um episódio da série Arquivo-X. Veiculado em 1995 enquanto a WEB ainda engatinhava, o episódio foi uma sacada genial dos roteiristas que pareciam prever o que psicopatas assassinos fariam a partir da popularização daquela tecnologia. E realmente não demorou. Falando em serial killers, um dos primeiros a usar a Internet foi John Robinson, cujo apelido “Mestre dos Escravos” em chats não afugentou mulheres. E 26 anos depois de “Tímido”, o que não faltam são exemplos de criminosos que usaram e-mails, fóruns, chats, redes sociais etc. para se aproximar e atrair potenciais vítimas. O desconhecido serial killer de Long Island e o canibal Armin Meiwes são dois exemplos bem conhecidos — o primeiro usava o site Craiglist, já o segundo o fórum The Cannibal Cafe.

E a Internet não tem culpa no cartório. Ao longo de nossa história, assassinos usaram as mídias que existiam em suas épocas para enganar e matar. Até 1914, o húngaro Béla Kiss assassinou mais de 20 mulheres, atraindo-as com anúncios em jornais à procura de uma esposa. Bem antes de Kiss, Amelia Dyer fez o mesmo, mas com bebês. Nos EUA, houve tantos assassinatos deste tipo durante o século passado que o termo “Lonely Hearts Killer” — Assassino dos Corações Solitários — ficou popular.

E o psicopata se atualiza conforme a tecnologia evolui. A Internet veio, os chats, fóruns, redes sociais e, mais recentemente, os aplicativos. Tinder e vários outros de paquera são usados por pessoas mal intencionadas. O inglês Stephen Port matou pelo menos quatro homens usando o aplicativo Grindr, destinado ao público homossexual. Um app também foi a ferramenta usada por José Soroka, assassino de homossexuais que aterrorizou Curitiba esse ano.

Enquanto isso novas solicitações de amizade continuam chegando.

Podcasts OAV


Escute os podcasts do Aprendiz Verde em nosso site de podcasts ou no agregador de sua preferência.

Apoie o OAV


Apoie o nosso trabalho. O OAV Crime precisa do seu apoio para continuar a crescer, disponibilizando textos e podcasts de qualidade, assim como o desenvolvimento de outros projetos. Acesse a página abaixo e saiba como apoiar.

Por:


Daniel Cruz
Texto

Assine o nosso projeto no Catarse

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

×