Reportagem Retrô é uma coluna do blog O Aprendiz Verde que traz reportagens, matérias e artigos antigos publicados em algum lugar do nosso tempo-espaço. Trazer essas matérias é uma forma de resgatarmos o passado e, por um instante, ter um vislumbre daquele registro de época.
A Reportagem Retrô de hoje foi publicada na Associated Press em 5 de Julho de 1977, e fala sobre o indiciamento do casal homossexual Patrick Kearney e David Hill, acusados dos assassinatos de vários jovens na Califórnia.
Dois ligados a 28 assassinatos
Associated Press | 5 de Julho de 1977
Dois homossexuais assumidos foram ligados no que a polícia sugere ser, talvez, a maior onda de assassinatos da história recente dos Estados Unidos. Enquanto investigadores buscam por mais corpos, terça-feira eles foram indiciados em duas acusações de assassinatos.
O Xerife de Riverside Ben Clark disse que os homens – Patrick W. Kearney, 37, e David D. Hill, 34 – são suspeitos de “pelo menos 28” assassinatos no caso que ficou conhecido como os “assassinatos do saco de lixo” porque muitos dos corpos foram encontrados embalados em sacos de lixo.
Os companheiros, altos e bigodudos, de Redondo Beach, Califórnia, foram levados algemados até o tribunal. Apenas Kearney falou durante o breve procedimento, respondendo “Sim”, quando perguntado se queria um advogado.
O Juiz Municipal Phillip LaRocca, após informá-los de seus direitos, estabeleceu para 15 de Julho a declaração de culpado ou inocente dos réus, assim como uma fiança de $ 500 mil cada.
Eles foram acusados dos assassinatos de Arturo Marquez, 24, de Oxnard, Califórnia, que foi morto a tiro e desmembrado, e John LaMay, 17, de El Segundo, Califórnia, também desmembrado e enrolado em sacos de lixo. Ambos os corpos foram encontrados em Março último.
“Investigadores supuseram na época que havia 15 casos relacionados,” Clark disse em uma coletiva de imprensa. “Há pelo menos 13 casos adicionais que tem sido discutidos com os suspeitos.”
Clark adicionou, “Existe pelo menos 28. Pode haver mais.”
A maior matança anterior neste país foram as mortes de 25 migrantes trabalhadores rurais em Yuba City, Califórnia, e os assassinatos de 27 adolescentes em Pasadena, Texas, entre 1970 e 1973. Juan Corona foi condenado em Janeiro de 1973 pelos assassinatos de Yuba City, e Elmer Wayne Henley foi condenado por seis mortes no Texas.
Todos os oito corpos encontrados até agora são homens – geralmente jovens. Todos estavam nus e foram mortos com um tiro na cabeça, alguns desmembrados. Seus corpos foram descartados ao longo de estradas. Timothy Ingham, 19, pedia carona quando desapareceu, disse as autoridades.
O Xerife creditou à publicidade do caso o fato de Hill e Kearney terem se entregados.
“Esses não eram dois indivíduos que queriam permanecer em fuga,” disse Clark.
Os dois homens, que entraram na delegacia sexta-feira e apontaram para o cartaz de procura-se, tem cooperado e abertamente discutem vários dos assassinatos.
Ele disse que Kearney levou policiais a seis locais no Condado de Imperial onde ele descartou corpos. Dois foram identificados segunda-feira como locais onde corpos foram descobertos em 1973 e 1976, mas que na época não foram ligados aos “assassinatos do saco de lixo”.
O Xerife disse que, desde Novembro passado, investigadores de quatro condados do sul da Califórnia tem trocado informações sobre uma série de oito mortes similares nos condados de Orange, Riverside, San Diego e Los Angeles.
Nota do Aprendiz: Não deixe de ler:
Siga OAV Crime no Instagram
Apoie o OAV
Apoie o nosso trabalho. O OAV Crime precisa do seu apoio para continuar a crescer, disponibilizando textos e podcasts de qualidade, assim como o desenvolvimento de outros projetos. Acesse a página abaixo e saiba como apoiar.