A Suprema Corte de Osaka confirmou nesta sexta-feira, 24 de maio, a pena de morte imposta a uma serial killer de 72 anos condenada por assassinar seu marido e outros dois parceiros com veneno para herdar seu dinheiro e escapar de dívidas.
Se endereçando à Chisako Kakehi, o juiz Hiroaki Higuchi disse que não ouve erro na decisão do tribunal inferior que reconheceu que ela matou os três homens e tentou matar outro. O juiz também rejeitou a alegação de seus advogados de que ela não podia ser responsabilizada por seus atos devido à demência.
“Os crimes foram premeditados e ela entendeu bem a situação“, disse o juiz, referindo-se às cápsulas contendo cianureto que a Viúva Negra preparou para as vítimas.
Os advogados de Kakehi, que se declarou inocente, imediatamente apelaram da decisão.
Chisako Kakehi foi condenada pelo assassinato de seu marido, Isao Kakehi, 75, e outros dois amantes, Masanori Honda, 71, e Minoru Hioki, 75. Ela também tentou matar um conhecido, Toshiaki Suehiro, 79, dando a ele uma bebida com cianeto.
Os assassinatos ocorreram em Kyoto, Osaka e Hyogo entre 2007 e 2013, e chamaram a atenção da mídia internacional. A polícia descobriu que ela foi casada ou manteve relacionamentos sérios com mais de dez homens e herdou de todos eles cerca de 1 bilhão de ienes – R$ 37 milhões de reais, em valores atuais. Mas Kakehi acabou se endividando ao investir mal o dinheiro.
No Tribunal Superior de Osaka, os advogados pediram novos testes psiquiátricos para verificar sua sanidade mental, mas o pedido foi rejeitado, abrindo caminho para a decisão desta sexta-feira.
Kakehi não compareceu na primeira e única audiência no tribunal superior em março, mas compareceu hoje. No Japão, um réu não tem obrigação de comparecer a um julgamento de recurso.
Ela falou rapidamente quando o juiz pediu que ela fornecesse o seu nome e data de nascimento, e pareceu enxugar as lágrimas quando ouviu a decisão.
Em novembro de 2017, a decisão do Tribunal Distrital de Kyoto reconheceu que ela desenvolveu demência por volta de 2015, mas determinou que ela era competente para se defender no julgamento porque os sintomas não eram sérios e o progresso da doença era lento.
Vídeo
Não deixe de ler:
Fonte consultada: Osaka High Court upholds death penalty for ‘black widow’ serial killer Chisako Kakehi – Japan Times;
Universo DarkSide – os melhores livros sobre serial killers e psicopatas
Curta O Aprendiz Verde No Facebook