John Wayne Gacy: pintura “papa-figos” do serial killer está à venda em site na Internet

Um é famoso. O outro é infame. O serial killer John Wayne Gacy já havia sido condenado à morte quando Cal Ripken Jr. entrou na liga principal de um...

O serial killer John Wayne Gacy e a lenda do beisebol Cal Ripken Jr.

Um é famoso. O outro é infame.

O serial killer John Wayne Gacy já havia sido condenado à morte quando Cal Ripken Jr. entrou na liga principal de um dos esportes mais populares da América: o beisebol. Quando Gacy foi executado em 1994, Ripken estava muito ocupado ganhando a Luva de Ouro e o Silver Slugger daquele ano.

Em todos os casos, o serial killer e o “homem de ferro” nunca cruzaram suas muito, mas muito diferentes vidas. Entretanto, eles estão ligados por um nome: papa-figos.

Papa-figos (Oriole, no inglês) é um pássaro muito comum nos Estados Unidos. Tão comum que virou o mascote e nome do Baltimore Orioles, famoso time de beisebol e cujo principal jogador da história foi Cal Ripken Jr.

Papa-figos também foi um quadro pintado pelo serial killer John Wayne Gacy e que agora está à venda por quase dez mil dólares no site Keep Shooting. Diz a descrição da pintura no site:

“Uma das pinturas originais de John Wayne Gacy que sobrevive ainda hoje é esta pintura de um Papa-figos. O proprietário original desta pintura comprou diretamente de John Wayne Gacy quando ele estava no corredor da morte. Uma vez em sua posse, o dono original encarregou-se de procurar a lenda do Baltimore Oriole Cal Ripken Jr. para que este autografasse este notável artefato. O resultado é o que você vê retratado, a pintura acrílica original de um papa-figos feita por John Wayne Gacy, que proeminentemente apresenta o autógrafo de Cal Ripken Jr. no topo em azul. O autógrafo de Cal Ripken Jr. foi obtido durante a temporada de verão do Baltimore Orioles em Miami, Flórida”.

Oriole: uma das inúmeras pinturas que o serial killer John Wayne Gacy criou na prisão agora está à venda em um site na Internet. A pintura tem o autógrafo da lenda do beisebol Cal Ripken Jr. Foto: Keep Shootin.

Não se sabe o nome do proprietário original da pintura, mas ela foi adquirida por um empresário da Pensilvânia chamado Brian Platt cinco anos atrás durante um leilão.

Platt disse à Deadspin que a pintura foi feita entre 1980 e 1983. Ele nem mesmo havia visto que ela estava assinada e foi seu advogado quem percebeu. Para Platt, é possível que o astro do beisebol não tivesse a mínima ideia do que estava autografando. O dono original moraria em Hollywood, Flórida, e seria um fanático pelo Baltimore Orioles.

Os valores das pinturas que o serial killer fez na prisão cresceram consideravelmente ao longo dos anos. A subida pode ser atribuída não apenas ao fascínio dos americanos por serial killers, mas também porque os quadros de Gacy são poucos. Houve pelo menos duas vezes em que os trabalhos de Gacy foram coletados com o propósito de destruição. O mais famoso ocorreu em 1994 quando o empresário do Illinois Joseph Roth comprou e queimou 40 pinturas do palhaço assassino. Algo parecido fez o empresário do Wisconsin Joe Zilber, que em 1996 lançou um esforço para comprar todos os objetos ligados ao serial killer canibal Jeffrey Dahmer e destruiu tudo.

Fonte consultada: Did Cal Ripken Jr. Sign This Painting Of An Oriole By John Wayne Gacy? – Deadspin;

Universo DarkSide – os melhores livros sobre serial killers e psicopatas

http://www.darksidebooks.com.br/category/crime-scene/

Curta O Aprendiz Verde No Facebook

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

× Receba nosso conteúdo no WP