Um cartão-postal supostamente escrito pelo mais famoso serial killer da história, Jack, o Estripador, foi arrematado na última segunda-feira em um leilão em Londres por R$ 129.850 mil reais (27.280 mil libras). O comprador, um colecionador britânico que não teve o nome divulgado, pagou cerca de 10 vezes mais que o esperado.
Este cartão-postal (que não é as famosas cartas “Caro Chefe” e “Do Inferno”) pertencia à viúva de um oficial de polícia que o recebeu como presente de aposentadoria em 1966 (que presente macabro, não?). Após 52 anos guardando o sinistro papel, a mulher decidiu se desfazer da carta.
O cartão possui [na língua original] apenas 43 palavras, mas é o suficiente para causar calafrios na espinha. Datada de 29 de outubro de 1888 – apenas 11 dias antes do corpo massacrado da última vítima, Mary Kelly, ter sido encontrado – o cartão parecia anunciar o grotesco assassinato.
“Cuidado, há duas mulheres que eu quero aqui, elas são bastardas e eu quero tê-las, minha faca ainda está em boas condições, é uma faca para estudantes e eu espero que vocês tenham gostado da metade do rim. Eu sou Jack o Estripador.”
O cartão é endereçado à estação de polícia de Ealing.
Embora centenas de cartas tenham sido escritas e enviadas às delegacias de polícia e jornais na época, a maioria não é considerada autêntica. A autenticidade deste cartão-postal, como sendo escrito pelo próprio serial killer, também não é provado.
“Jack, o Estripador é de longe o serial killer mais falado no mundo e ainda é uma grande notícia. Nós temos um cartão supostamente escrito por Jack, o Estripador e estamos na feliz posição de ninguém poder dizer que o cartão não foi escrito por Jack, mas igualmente, não podemos provar que foi.”
[Jonathan Riley – Grand Auctions UK]
Existem quatro cartas famosas que foram documentadas por historiadores e autoridades e aceitas como escritas pelo estripador – a carta From Hell (Do Inferno); o cartão-postal Saucy Jacky (Jacky Insolente); a carta Openshaw e a carta Dear Boss (Caro Chefe).
Na carta Do Inferno, o assassino também menciona um rim que ele alegou ter retirado de uma das vítimas e comido a metade.
Sobre Jack, o Estripador, leia:
Universo DarkSide – os melhores livros sobre serial killers e psicopatas
Fonte consultada: China’s ‘Jack the Ripper’, Gao Chengyong, sentenced to death – BBC News;
Curta O Aprendiz Verde No Facebook