Um dos mais famosos serial killers a escapar das autoridades pode, enfim, estar atrás das grades. O “Assassino da Golden State”, apelido dado a um homem que atribui-se 12 assassinatos, 45 estupros e 120 invasões de casas na Califórnia nas décadas de 1970 e 1980, foi preso. Foi o que disse Billy Jensen, autor do livro sobre o caso “I’ll Be Gone in the Dark“, lançado no início de 2018.
Autoridades da cidade de Sacramento já confirmaram que o ex-policial Joseph James DeAngelo, 72 anos, foi preso na tarde da última terça-feira (24 de abril) e acusado de dois assassinatos. Nenhuma outra informação foi revelada, mas a porta-voz do FBI Angela Bell confirmou à CNN que um suspeito no caso do Assassino da Golden State foi preso. A NBC News, citando fontes policiais, confirmou que DeAngelo é o suspeito.
Uma coletiva de imprensa é esperada para o final da tarde desta quarta-feira, 25 de abril.
Billy Jensen foi o primeiro a revelar o fato. Ele é um dos autores de I’ll Be Gone in the Dark, livro escrito por Michelle McNamara, que trabalhou por anos com investigadores do misterioso caso, mas morreu antes do livro ser publicado. Coube a Jensen, ao pesquisador Paul Haynes e ao marido de McNamara, o comediante e ator Patton Oswalt, terminarem o livro.
Ontem (terça-feira) à noite, Jensen, Haynes e Oswalt publicaram em suas contas do Twitter que “um grande anúncio seria feito amanhã“.
If you’ve been following the Golden State Killer case, stay tuned. We will be having a rather large announcement tomorrow. #michellemcnamara #IllBeGoneInTheDark #stepintothelight
— Billy Jensen (@Billyjensen) 25 de abril de 2018
Na manhã desta quarta, Oswalt chamou as notícias de “surreais” e disse em um vídeo no Instagram: “Pense que você o pegou, Michelle.”
De acordo com o Sacramento Bee, a polícia estava na manhã desta quarta-feira do lado de fora da casa de DeAngelo, em uma região chamada Citrus Heights. Abaixo, uma das ruas principais deste bairro:
O serial killer
Também conhecido como “O Perseguidor da Noite Original”, este assassino começou seus ataques em 1976 na região de East Bay Area, perto de Sacramento, onde ganhou seu primeiro apelido: “Estuprador de East Area”. Anos depois, a mesma pessoa começou a atacar a mais de 700 quilômetros de distância, ao sul da Califórnia, no Condado de Orange. O FBI conseguiu traçar os passos deste serial killer até 1986, desde então, ele nunca mais deixou para trás alguma evidência que o ligasse aos crimes.
De acordo com um perfil da Unidade de Ciência Comportamental do FBI, o Assassino da Golden State tinha “interesse em coisas militares, ou tido algum tipo de treinamento militar, deixando-o familiar e proeficiente com armas de fogo.”
1962 Photo of #GoldenStateKiller #EastAreaRapist Joseph James DeAngelo Jr pic.twitter.com/PeEFlQtjBG
— Criminology Podcast (@CriminologyPod) 25 de abril de 2018
O suspeito preso, DeAngelo, chegou a ser policial em Auburn, subúrbio de Sacramento. Uma reportagem de 1979 (e que pode ser encontrada na Internet) informa que ele foi demitido após roubar um repelente para cachorros e um martelo em uma loja de Sacramento em 1979. Dois meses depois, em setembro de 1979, um suspeito que a polícia acreditava ser o Estuprador da East Area esfaqueou um cachorro no meio da rua e fugiu.
De acordo com o livro de McNamara, em 2001, o serial killer supostamente ligou para uma mulher que ele estuprou 24 anos atrás e disse:
“Você se lembra de quando brincamos?”
“A resposta esteve sempre em Sacramento”
“A resposta esteve sempre em Sacramento,” disse a promotora de Sacramento Anne Marie Schubert em uma coletiva de imprensa. O nome Joseph DeAngelo era desconhecido até semana passada quando uma amostra abandonada de DNA revelou a identidade do Assassino da Golden State. Ao ser preso ontem (24 de abril), DeAngelo ficou surpreso e não esboçou reação. Ele morava com uma filha e um neto.
“Nós temos nosso homem. Encontramos a agulha no palheiro. Por mais de 40 anos, incontáveis vítimas esperaram por justiça,” disse Schubert.
Em 1978, um casal foi morto a tiros enquanto passeava com seu cachorro em Sacramento. O serial killer os espreitava e quando os abordou, o casal correu, mas o assassino os perseguiu e matou. DeAngelo foi acusado de ser o autor dos disparos neste caso.
Abaixo a coletiva de imprensa completa realizada na tarde desta quarta-feira (25 de abril).
Reportagem da TV Globo sobre a prisão de DeAngelo.
O post será atualizado conforme surgirem novas informações.
Não deixe de ler:
Universo DarkSide – os melhores livros sobre serial killers e psicopatas
Curta O Aprendiz Verde No Facebook