Estripador de Yorkshire: tratamento a serial killer causa indignação na Inglaterra

Com o ‘tratamento VIP’ que recebeu no Sistema Internacional de Saúde do Reino Unido, serial killer teve sua cirurgia de remoção de catarata adiantada, apesar da longa fila de...
Peter Sutcliffe - O Estripador de Yorkshire
O serial killer de prostitutas Peter Sutcliffe e sua esposa Sonia. Reprodução Internet.

O “Estripador de Yorkshire” Peter Sutcliffe e sua esposa Sonia. Serial killer atacava mulheres com martelos, deixando-as inconscientes, e então mutilava brutalmente seus troncos e genitálias com uma faca ou chave de fenda afiada. Ao todo 13 mulheres morreram e 8 sobreviveram, embora mutiladas, aos seus ataques.

Com o ‘tratamento VIP’ que recebeu no Sistema Internacional de Saúde do Reino Unido, serial killer teve sua cirurgia de remoção de catarata adiantada, apesar da longa fila de espera.

Peter Sutcliffe, que aos 70 anos de idade cumpre 20 sentenças de prisão perpétua pelo assassinato de 13 mulheres e a tentativa de assassinato de outras 7, mais uma vez causou ultraje na Inglaterra.

Cego do olho esquerdo desde 1997, quando foi agredido por um antigo companheiro de cela na instituição psiquiátrica de segurança máxima em que estava preso, o assassino sempre demonstrou grande incômodo com situação de sua visão. Impossibilitado de assistir televisão ou ler as cartas que recebia, Sutcliffe costumava reclamar aos colegas de prisão.

A primeira onda de indignação veio quando, há dois anos atrás, Sutcliffe foi fotografado deixando a instituição psiquiátrica onde estava preso para tratar-se em uma clínica especializada em olhos, localizada em um hospital próximo. Desde então, e para receber tratamento, o assassino vinha evitando deixar a clínica.

Peter Sutcliffe

Peter Sutcliffe, fotografado em 2015 ao deixar uma clínica de olhos.

Em dezembro de 2016, o Estripador recebeu mais cuidados especiais, e “a domicílio”: uma equipe médica financiada pelo governo foi até o presídio de segurança máxima em que ele está encarcerado – ele foi transferido para a prisão de Frankland em 2016 após ser considerado “não mais mentalmente doente” – e realizou procedimentos de limpeza no nódulo que se desenvolveu em seu olho direito.

E no final de janeiro último, Sutcliffe furou uma fila de 15 meses de espera para realizar uma cirurgia de catarata. Acorrentado e escoltado por cinco guardas de prisão, o assassino foi levado até Sunderland para a cirurgia. Sutcliffe deixou o hospital usando um tapa-olho após o procedimento de 45 minutos, no qual a lente turva de seu olho direito foi substituída por uma artificial. Ele disse a um amigo: “minha vista melhorou bastante. Agora serei capaz de ver TV, ler e escrever cartas.”

Neil Jackson, filho de Emily Jackson, que em 1976 teve a vida tirada por Sutcliffe, é parte da multidão indignada. “Deveriam deixa-lo ficar cego”, declarou. Alec Shelbrooke, membro conservador do parlamento inglês, disse ao The Sun:

“os cidadãos cumpridores da lei deveriam ter prioridade sobre aqueles que são uma mancha na sociedade.”

Na Inglaterra, mais da metade da população acima dos 65 anos é afetada por problemas de catarata; alguns pacientes da área precisam esperar mais de um ano na fila. O Ministro da Justiça não se dispôs a comentar o caso, alegando que não comenta casos individuais de detentos.

O Estripador de Yorkshire pode vir a precisar de cirurgias futuras, que envolvem remover seu olho para retirar o nódulo.



Contribuição de:


.
Ester Farias
Texto

Curta O Aprendiz Verde No Facebook

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

× Receba nosso conteúdo no WP