Batman e o Assassino do Tronco de Cleveland

Por essa nem mesmo eu esperava: um dos muitos a comporem o esquadrão de detetives que quebraram a cabeça e suaram rios para pegar aquele que se tornaria um...
Batman e o Assassino do Tronco de Cleveland - Foto

Batman e o Assassino do Tronco de Cleveland - Capa

Por essa nem mesmo eu esperava: um dos muitos a comporem o esquadrão de detetives que quebraram a cabeça e suaram rios para pegar aquele que se tornaria um dos mais bestiais e misteriosos serial killers de todos os tempos foi ninguém menos que Batman!

Isso mesmo! Batman ajudou a força tarefa que investigou os assassinatos em série que assolaram a cidade de Cleveland na década de 1930. Se você ainda não conhece essa macabra história, entre 1935 e 1939, pelo menos treze assassinatos ocorridos na cidade de Cleveland, Ohio, foram ligados a um misterioso assassino. Suas vítimas, em maioria, eram pessoas que viviam às margens da sociedade. Elas eram decapitadas vivas, e evidências mostraram que o assassino realizava experiências químicas com suas peles. Na maioria dos casos, apenas o tronco da vítima era encontrado, o que levou aos jornais da época a apelidá-lo de “O Assassino do Tronco de Cleveland”. Apesar de uma grande investigação, que contou com, talvez, o mais famoso homem da lei da história americana, o intocável Elliot Ness, esse assassino nunca foi capturado e o caso tornou-se um dos mais misteriosos e enigmáticos da história criminal norte-americana.

A cada nova vítima do serial killer, autoridades da lei eram pressionadas e dezenas de detetives foram designados para o caso. De fato, Eliott Ness e a força-tarefa montada para capturar este astuto criminoso fizeram o melhor que podiam. Mas, infelizmente, nos anos 1930, o fenômeno dos serial killers era pouco conhecido e menos ainda entendido. Talvez, por isso, o esquadrão de detetives (com destaque para o irreverente Peter Merylo) designados para o caso não obteve sucesso. Eventualmente, eles tiveram um potencial suspeito em suas mãos, mas ele nunca foi acusado.

Eis que 75 anos depois do caso ter sido oficialmente encerrado, uma nova informação pegou a todos de surpresa. Ninguém menos que Batman ajudou a equipe de investigadores a caçar o serial killer decapitador. Disse o CNJComics: “encontramos evidências de que Batman ajudou na investigação do Assassino do Tronco na cidade de Cleveland entre os anos de 1935 e 1939. Esta fotografia, tirada em 4 de Março de 1939 (apenas cinco dias após a primeira aparição de Batman na Detective Comics, edição 27) mostra Batman trabalhando com o Dr. S.R. Gerber, Médico-Legista do Condado de Cuyahoga, investigando o que pode ser os restos da décima quarta vítima.”.

Batman e o Assassino do Tronco de Cleveland - Samuel Gerber

Batman e o médico-legista Dr. Samuel Gerber examinam o pé de uma das vítimas do serial killer conhecido como “O Assassino do Tronco de Cleveland”. Créditos: CNJComics.

Vamos aos fatos.

Batman é Bruce Wayne, um bilionário norte-americano, industrial e filantropo. Tendo testemunhado o assassinato de seus pais quando criança, ele jurou vingança contra criminosos; em sua mente, isso é uma forma de fazer justiça. Ao ficar adulto e a fim de combater a criminalidade, Wayne treinava a si mesmo, fisicamente e intelectualmente, e vestia um traje de morcego. Sua primeira aparição foi em 30 de Março de 1939, na Detective Comics, número 27, onde investigava o assassinato de um fabricante de produtos químicos chamado Lambert. E, segundo a CNJComics, cinco dias após o histórico do primeiro caso de Batman, ele foi até Cleveland para auxiliar a força-tarefa no caso dos assassinatos em série na cidade.

Não restou nenhum documento sobre a ajuda de Batman aos homens da lei de Cleveland, o que existe são apenas oito fotos que mostram o Homem Morcego auxiliando investigadores e o médico-legista Dr. Samuel Gerber. O que podemos fazer aqui é apenas especular. Em Maio de 1939, o caso dos assassinatos em série de Cleveland já havia sido oficialmente encerrado sem solução. Talvez, como uma última tentativa, Eliott Ness e as autoridades locais tenham decidido pela ajuda de Batman após saberem de sua participação bem sucedida no caso do assassinato de Lambert. O Homem-Morcego, então, foi até Cleveland e auxiliou nas investigações. Sabemos que o assassino nunca foi identificado, por isso, podemos dizer que o trabalho de Batman com a polícia não atingiu o resultado esperado, o que é algo bastante significativo já que assim o Assassino do Tronco de Cleveland se tornou o único criminoso a escapar das garras dele.

Batman e o Assassino do Tronco de Cleveland - Força Tarefa

Uma das oito imagens descobertas pela CNJComics mostra Batman auxiliando investigadores na cena de um crime. Créditos: Reprodução Internet.

Aos desavisados, obviamente as fotos são montagens (a de cima foi recortada da série de 1949). O que fizemos acima foi apenas um pouco de exercício mental e ficcional. Os assassinatos em série na Cleveland da década de 1930 realmente aconteceram e o caso hoje faz parte da história local. Quem leu nosso post sobre o caso viu que existe até um museu dedicado às infames mortes. Sobre Batman ter auxiliado nas investigações, isso tudo foi uma invenção da CNJComics. A CNJComics é uma loja de revista em quadrinhos com sede em Cleveland e, talvez por isso, e em comemoração aos 75 anos da primeira aparição de Batman, eles tenham decidido juntar o caso mais bizarro e misterioso da história da cidade com o super-herói, fazendo assim uma espécie de homenagem.

Em contato por e-mail com a loja, o co-proprietário John Dudas disse que as fotos foram uma ideia para ajudar a promover o evento Batman 75th Anniversary, que foi realizado na loja no dia 26 de Julho último. Quem compareceu ao evento e gastou pelo menos 20 dólares, recebeu as oito fotos de brinde. Ele disse que as fotos não estão a venda e que elas foram disponibilizadas apenas para os participantes do evento. Que pena! Se alguém conseguir mais das imagens, compartilhe!

“O Assassino do Tronco de Cleveland”: o desconhecido serial killer que enganou um dos mais famosos super-heróis de todos os tempos. Por essa ninguém esperava, né?

Um texto completo sobre o caso que aterrorizou Cleveland há mais de 70 anos pode ser lido clicando neste link.

Universo DarkSide – os melhores livros sobre serial killers e psicopatas

http://www.darksidebooks.com.br/category/crime-scene/

Fontes consultadas: CNJComics – Batman 75th Anniversary Event Saturday July 26th.

Esta matéria teve colaboração de:

Revisão

Curta O Aprendiz Verde No Facebook

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

× Receba nosso conteúdo no WP