Grandes Filmes: Spoorloos

Uma das coisas mais intrigantes de Spoorloos é a incomum estrutura do filme. Ele cria um suspense mesmo quando diz quase tudo o que devemos saber. O filme conta...
Dicas de filmes - Spoorloos.

Uma das coisas mais intrigantes de Spoorloos é a incomum estrutura do filme. Ele cria um suspense mesmo quando diz quase tudo o que devemos saber. O filme conta a história do misterioso e inexplicável desaparecimento de Saskia Wagter (interpretada pela atriz Johanna ter Steege), e a busca desenfreada do seu marido que passa os três anos seguintes procurando por uma única resposta: saber o que aconteceu com sua esposa.

Desde o começo, o diretor George Sluizer faz questão de deixar o espectador informado, nós sabemos mais do que o marido, e quanto mais sabemos, mais medo sentimos.

O filme se inicia em um dia claro de verão. Um casal holandês dirige por uma estrada em uma viagem de férias pela França. Eles param em um posto de gasolina para abastecer e comprar refrigerantes. Enquanto o marido, Rex Hofman (interpretado por Gene Bervoets) abastece o carro, sua mulher Saskia vai até a loja de conveniência do posto para comprar cerveja e refrigerantes. Ela não volta, simplesmente desaparece.

Num primeiro momento, estupefato, Rex não acredita no que aconteceu. Ele escreve um bilhete, caso sua esposa volte, deixa no carro e sai à procura dela à pé. Aonde ela pode ter ido? E a simples resposta de saber o que aconteceu com Saskia torna-se sua obsessão de vida pelos próximos anos.

Não vou contar partes importantes do filme, mas desde cedo sabemos quem é o responsável pelo desaparecimento da mulher. Nós não sabemos como ele a raptou ou o que ele fez com ela, mas sabemos que foi ele. Esse psicopata, em sua superfície, é um homem de família, calmo. Certamente não se encaixa no perfil de um assassino. Mas há algo ali, e isso é que dá o charme ao filme. Esse algo faz com que aprendamos mais sobre nós mesmos e mais sobre a história da vida, e o melhor: mostra de forma perfeita uma mente psicopata.

Rex anuncia o desaparecimento de sua mulher por toda França e Holanda. Ele não pensa em mais nada, mesmo que já esteja em um novo relacionamento com uma mulher que tenta entender a sua obsessão. O psicopata, claro, lê os anúncios de Rex nos jornais e… planeja sua nova cartada.

Spoorlos é um suspense diferente. É um suspense sobre conhecimento, sobre o que os personagens sabem sobre o desaparecimento e sobre si mesmos. É um quebra-cabeças psicológico, um enredo que faz você perceber o quão simples pode ser um filme de suspense e, mesmo asim, ser fascinante. O filme avança de uma forma tentadora, fornecendo informações de forma oblíqua, sugerindo que tudo levará a um clímax tão terrível quanto inevitável.

O filme holandês/francês foi aclamado por críticos de todo mundo e foi escolhido para representar o cinema holandês no Oscar de 1988. O filme, porém, foi desqualificado por possuir muitos diálogos em francês. Spoorloos ganhou uma versão holywoodiana com três atores de peso em 1993, e é sobre esse filme que falaremos no próximo post!

Informações

Título: Spoorloos

Título Nos Estados Unidos: The Vanishing

Título no Brasil: O Silêncio do Lago

Direção: George Sluizer

Produção: Anne Lordon

Roteiro: George Sluizer, Tim Krabbé

Elenco: Bernard-Pierre Donnadieu, Johanna ter Steege, Gene Bervoets

Lançamento: 27 de Outubro de 1988

Distribuição: RCV, Argos films

País: Holanda, França


Curta O Aprendiz Verde No Facebook


"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

× Receba nosso conteúdo no WP