Grandes RockStars Que Não Voltam Mais: Os 4 Jimmi’s

Jimi Hendrix Jimi Hendrix é um dos mais importantes nomes da história do rock e uma de suas figuras mais coloridas e interessantes. É também um dos mais influentes...

Jimi Hendrix

Jimi Hendrix é um dos mais importantes nomes da história do rock e uma de suas figuras mais coloridas e interessantes. É também um dos mais influentes músicos de todas as épocas. Ambidestro, tocava a guitarra de forma peculiar, como se fosse canhoto, porém sem inverter a posição das cordas do instrumento. Em 1965, Jimi formou seu próprio grupo, Jimmy James & The Blue Flames, depois de passar uma temporada tocando na banda de apoio de Little Richard. Guiado por Curtis Knight, descobriu a cena musical e cultural de Greenwich Village, o bairro boêmio de Nova York, onde foi descoberto por Chas Chandler (baixista dos Animals) e levado para Londres. Chandler mudou seu nome para Jimi Hendrix e tratou de formar uma nova banda para ele, um power trio, com Jimi na guitarra e vocais, o baixista Noel Redding e o baterista John “Mitch” Mitchell.

O Jimi Hendrix Experience tomou Londres de assalto com um som diferente de tudo o que se conhecia. A música da época já era revolucionária por si, experimental ao extremo, e o som de Hendrix era uma revolução dentro de outra, alterando conceitos, mudando tudo o que se conhecia de rock/pop/soul/rhythm & blues. Jimi foi o primeiro super astro negro do rock. A época era de tensão racial e a superação da barreira do preconceito conseguida por Hendrix deve ser revelada até pelo prisma histórico.

A revelação do Jimi Hendrix Experience na América se deu no Monterey Pop Festival em 1967, o primeiro dos grandes festivais de rock.

A edição de seus dois primeiros álbuns (Are You Experienced ? e Axis: Bold As Love) projetaram o grupo definitivamente. Porém, ao mesmo tempo, Jimi mergulhou fundo nas drogas, abusando principalmente do LSD, o ácido lisérgico. Em setembro de 1968 o Jimi Hendrix Experience lançou seu projeto mais ousado e ambicioso, o álbum Electric Ladyland, que foi também o de maior sucesso e crítica.

Em seguida ao Festival de Woodstock (agosto de 1969), Hendrix desfez o Experience. Daí veio o Band Of Gypsys, bom Billy Cox no contrabaixo e Buddy Miles na bateria. O último álbum de Jimi, Cry of Love, foi gravado com Cox no baixo e Mitch Mitchell na bateria, porém antes de ser editado, Jimi morreu em 17 de setembro de 1970, aos 27 anos. Sua morte nunca foi totalmente esclarecida mas segundo o médico legista, Hendrix morreu dormindo, asfixiado com o próprio vômito, em consequência de uma noite de bebedeiras.

Site Oficial: http://www.jimihendrix.com/br/home

Áudios

Purple Haze: A música que está na posição 17 das 500 melhores músicas de todos os tempos pela Revista Rolling Stone. Clássico absoluto de Hendrix

[audio: Jimi Hendrix – Purple Haze.mp3]

Foxy Lady: A música que está na posição 152 das 500 melhores músicas de todos os tempos pela Revista Rolling Stone

[audio: Jimi Hendrix – Foxy Lady.mp3]

Toda a psicodelia de Hendrix em Spanish Castle Magic

[audio: Jimi Hendrix – Spanish Castle Magic.mp3]

Freedom do álbum póstumo Cry of Love

[audio: Jimi Hendrix – Freedom.mp3]

Vídeos

Videoclipe de All Along The Watchtower. Veja aqui.

Seu primeiro grande sucesso: Hey Joe. Veja aqui.

O homem ao vivo no maior festival de música que já existiu: Woodstock, tocando um clássico: Vodoo Chile. Veja aqui.


Jimi Hendrix


Jimmie Rodgers

Filho do venerado astro country Hank Snow, Jimmie Rodgers tornou-se até um ídolo, cantando folk-pop no final dos anos 50 e começo dos 60. Independentemente do gênero que cantava, Rodgers soava e se assemelhava aos ídolos teens de sua época, o que contribuiu para seu surpreendente êxito.

“Honeycomb” (número 1 nos Estados Unidos e número 30 nas paradas do Reino Unido em 1957), “Kisses Sweeter Than Wine” (número 3 nos Estados Unidos e 7 nas paradas do Reino Unido em 1957), “Woman From Liberia”, “Oh, oh I’m Falling In Love”, “Bombombey”, “The Long Hot Summer” – foram alguns de seus hits pela Roulette. Nos anos 60, gravou pela Dot e A & M, sem ter, no entanto, sequer uma fração do sucesso com a Roulette. Tragicamente e precocemente, sua carreira acabou em 1967 quando foi confundido com um criminoso e brutalmente espancado por policiais do Departamento de Polícia de Los Angeles. Seu crânio foi quebrado a golpes de pé-de-cabra e Rodgers teve de ser submetido a 3 cirurgias cerebrais e mais de 60 outras cirurgias adicionais. Posteriormente Rodgers processou o LAPD  (Departamento de Polícia de Los Angeles) e recebeu (em um acordo fora dos tribunais) uma indenização que certamente não compensou suas perdas físicas e como artista. Em 2007, após 40 anos de sofrimento, os médicos removeram uma placa de titânio que cobria uma parte do seu cérebro. Atualmente tem 77 anos.

Site Oficial: http://www.jimmierodgershoneycomb.com/

Áudios

Kisses Sweeter Than Wine [audio: Jimmie Rodgers – Kisses Sweeter Than Wine.mp3]

Honeycomb [audio: Jimmie Rodgers – Honeycomb .mp3]


Vídeos

Jimmie Rodgers cantando seu sucesso em 1965: Honeycomb. Veja aqui.

Jimmie Rodgers cantando ao vivo Kisses Sweeter Than Wine. Veja aqui.

Outro grande sucesso de Jimmie Rodgers: Oh, Oh, I’m Falling In Love. Ao vivo em 1958. Veja aqui.

Jimmie Rodgers

Em 2007 Jimmie Rodgers retira a placa de titânio que carregou durante 40 anos. A foto foi publicada por seu filho Michael (a esquerda).

Jimmy Clanton

Nascido na Lousiana, em Baton Rouge, Jimmy Clanton teve a distinção de ter sido o único teen-idol saído de New Orleans, completo, com a aparência, os fã-clubes e tudo mais. Foi em New Orleans onde Clanton se estabeleceu, depois de descoberto pelo produtor/engenheiro de som Cosimo Matassa, em 1958, passando a gravar pelo selo Ace. O som dos primeiros discos de Clanton era temperado por um rhythm & blues bem melódico, que tem a ver com o som típico da região. Seu segundo compacto “Just A Dream” chegou ao quarto lugar na parada nacional, tornando sua figura conhecida. Daí seu repertório ficou mais pop, com rhythm & blues cedendo lugar a um som mais comercial, embora Jimmy continuasse a gravar nos mesmos estúdios e com os mesmos músicos. Seu maior sucesso foi uma balada escrita por Neil Sedaka chamada “Venus In Blue Jeans”, em 1962, já no fim da era dos teen-idols, que, como ele, desapareceram. A música que deixou merecia ter sido ouvida com mais atenção, assim como sua carreira poderia ter durado mais. Em 2007 foi eleito como membro de primeira classe ao Hit Parade Hall of Fame junto com outros monstros da música como Johnny Cash, The Beatles, Paul Anka, Ray Charles, The Beach Boys, dentre outros.

Site Oficial: http://www.jimmyclanton.com/

Áudios

Just a Dream [audio: Jimmy Clanton – Just a Dream.mp3]

Venus In Blue Jeans [audio: Jimmy Clanton – Venus In Blue Jeans.mp3]

Vídeos

Jimmy Clanton canta a ótima Don’t You Know. Veja aqui.


Jimmy Clanton canta Angel Face: Veja aqui.


Jimmy Clanton canta Ship On A Stormy Sea. Veja aqui.

Jimmy Clanton

Jimmy Gilmer

Se fosse possível eleger um único herdeiro do legado de Buddy Holly, este seria Jimmy Gilmer. Ele tinha o talento, uma grande banda para acompanhá-lo (The Fireballs, com o brilhante guitarrista George Tomsko), o produtor original de Holly a seu lado (Norman Petty), um contrato com a Dot. Além disso, Gilmer tinha boa aparência, era inteligente e articulado. Teve seu apogeu em 1963, com o smash hit “Sugar Shack”, que ficou 5 semanas em primeiro lugar na Billboard e eleita música do ano. Em 1968 conseguiu um outro Top 10 com “Bottle Of Wine”. Deixou uma obra consistente, com quatro ótimos álbuns solo, incluindo um songbook de Holly (Buddy’s Buddy), além dos discos instrumentais que fez com os Fireballs. Gilmer escrevia as próprias contracapas dos seus LP’s. Aos poucos foi retirando do cenário musical tornando-se produtor em Nashville e mais tarde Vice-Presidente da CBS. Este ano completará 71 anos.

Áudios

Bottle of Wine [audio: Jimmy Gilmer and the Fireballs – Bottle of Wine.mp3]

Daisy Petal Pickin [audio: Jimmy Gilmer and The Fireballs – Daisy Petal Pickin.mp3]


Vídeo

Jimmy Gilmer & The Fireballs tocando a excelente Sugar Shack. Veja aqui.


Jimmy Gilmer

The Fireballs


————————————————————————————————-

CDs - Submarino.com.br

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

× Receba nosso conteúdo no WP