
Beatles
Tanta gente perguntava a origem do nome para John Lennon que cada vez ele inventava uma história diferente. A mais aceita é que o primeiro nome, The Beetles (“Os Besouros”), foi inspirado na banda The Crickets (“Os Grilos”). O “a” veio depois, por idéia de Lennon, que gostou do trocadilho com beat (ritmo, batida).
Guns N’ Roses
Axl Rose teve uma banda chamada Hollywood Rose até 1985, quando formou outra com o guitarrista Tracii Guns, do L.A. Guns. O nome escolhido para o novo time foi uma mistura dos dois anteriores (Hollywood Rose e L.A. Guns). Tracii só serviu para batizar a banda, pois logo deixou o grupo para dar lugar ao cabeludo Slash.
AC/DC
Angus e Malcolm Young se inspiraram na máquina de costura da irmã deles, que tinha a inscrição AC/DC (corrente alternada/corrente contínua, que indica que o aparelho funciona tanto na tomada quanto com bateria). Eles não sabiam que a sigla também é uma gíria para bissexuais.
Rolling Stones
Rollin’ Stone era o nome de um blues de Muddy Waters, ídolo do guitarrista Brian Jones, que decidiu botar o nome da música (cuja letra dizia que “pedra que rola não cria musgo”) na banda. O “g”” veio anos depois, dada a insistência de um empresário em prol do inglês correto.
Led Zeppelin
Keith Moon, baterista do The Who, disse a Jimmy Page que a banda dele iria voar como um balão de chumbo. Daí o nome “Zepelim de Chumbo”, lead zeppelin. Depois Page tirou o “a” para que os fãs do grupo não pronunciassem “lid” som que lead tem quando significa liderança.
Foo Fighters
Na 2ª Guerra, os pilotos americanos freqüentemente viam bolas de fogo e objetos não identificados enquanto sobrevoavam a Europa. Eles chamaram aquelas coisas de foo fighters: foo era o jeito americano de dizer as palavras francesas feu (“fogo”) ou fou (“louco”).
Ramones
Pura inspiração nos Beatles. Paul McCartney usava o nome “Paul Ramon” para evitar a imprensa quando dava entrada em hotéis. O baixista Douglas Colvin gostou da idéia, mudou seu nome para Dee Dee Ramone e convenceu os colegas a fazer o mesmo.
Limp Bizkit
Há duas teorias não confirmadas, cada uma com um significado da palavra limp. Na primeira, ela significa “mole”, e o biscoito mole seria o cérebro do vocalista Fred Durst sob efeito da maconha. Mas a palavra também significa “manco”, como um cachorro de Durst que se chamava Biscuit? A outra possível inspiração.
Sex Pistols
O nome da banda punk inglesa foi ideia do seu empresário. Malcolm McLaren se inspirou na sua butique de roupas, a Sex, e pensou que ficaria legal estender a marca para o nome da banda, acrescentando a palavra “pistola” para dar uma conotação ainda mais fálica àquele sexo punk.
Alice Cooper
Foi o nome da banda montada pelo vocalista Vincent Damon Furnier, que tomou o nome para si após a dissolução desta. O nome, segundo Vincent, foi inspirado por um espírito através de uma tábua de ouija (uma ferramenta para comunicação com os mortos semelhante ao “jogo do copo” difundido no Brasil). Alice Cooper teria sido uma feiticeira em uma das vidas passadas do vocalista.
Alice in Chains
Paródia masoquista de Alice no País das Maravilhas. A idéia inicial (que nunca chegou a acontecer) era de tocarem covers de Slayer usando vestidos.
The Animals
Eric Burdon:
“Nós eramos como uma gangue, e havia um cara no grupo chamado Animal Hogg, e ele era um animal entre os combatentes do Vietnã. Percebemos que seria um ótimo nome pra uma banda”.
Bauhaus
Banda ícone do gothic rock, Bahaus era o nome da escola de arquitetura e estilo de desenho gráfico originada de 1919. A banda chegou a se chamar Bauhaus 1919.
Billy Idol
Membro fundador da banda punk, Generation X de 1977. O nome artístico é um trocadilho com o adjetivo “idle” (vagabundo, indisciplinado) que caracterizavam o vocalista durante os anos de escola.
Black Sabbath
Um Sabbath Negro é uma reunião de bruxas e feiticeiras. A banda se chamava Earth e resolveu assumir o nome de uma música composta por Geezer Butler, inspirada em um suspense do novelista Denis Wheatley.
Cream
O nome foi sugerido por Eric Clapton que costumava afirmar sobre a banda: “we are the cream” (nós somos a nata).
Creedence Clearwater Revival
Segundo o baterista Doug Clifford:
“Nós tínhamos o nome de Golliwogs, um nome que havia sido imposto por nosso empresário. Nós conhecíamos um cara chamado Credence Newball e nós gostamos do nome, mas chegamos a conclusão de que se nós usássemos o nome dele, ele iria nos processar. Então, não funcionou. Mas nós gostamos da idéia de ‘credence’ (crença), por significar verdade e justiça, algo que nós como idealistas na época, nos identificávamos muito. A gente acrescentou a letra E no Credence para ficar totalmente diferente. ‘Clearwater’ veio de um comercial da cerveja Olympia, que mostrava uma imagem de ventos indo e vindo, algo que possuía uma certa compatibilidade com o nosso ideal de ‘rumos abertos’. ‘Revival’ era o renascimento de nós mesmos, nós não faríamos mais o que nosso empresário mandasse, ou coisas que não gostaríamos de fazer”.
Deep Purple
A avó do Ritchie Blackmore (guitarrista da banda) gostava da música “Deep Purple” de Bing Crosby.
Duran Duran
Duran Duran é o vilão do filme futurista “Barbarella” estrelado por Jane Fonda.
Grateful Dead
“Morto Agradecido”. Nome originado de conto folclórico da velha Inglaterra. Um viajante chega a um vilarejo onde um cadáver apodrece em público. O povo se recusa a enterrá-lo por ele morrer devendo dinheiro. O viajante paga as dividas e o enterro do homem. Seguindo viajem ele é salvo em situação misteriosa creditando ao espírito agradecido do cadáver. A banda se chamava The Warlocks até descobrir que o nome já era usado.
Green Day
Trata-se de uma referência a maconha. Um dia verde é um dia em que você deixa de fazer suas obrigações para ficar fumando. Também cotado como inspiração, uma placa no filme “Soilent Verde” escrito “Green Day”. A banda se chamava Sweet Children.
Iggy Pop & The Stooges
Iggy adotou este apelido em 64/65 no High School (2º Grau) por conta de ser o baterista da banda The Iguanas. Essa banda chegou a lançar um compacto em 1965. Stooges é homenagem aos Três Patetas (The Three Stooges).
Iron Maiden
O nome “Iron Maiden” foi tomado do filme “The Man in The Iron Mask”. A “Donzela de Ferro” é um instrumento de tortura composto de uma caixa repleta de lanças pontiagudas em seu revestimento interior onde o condenado era trancafiado. “Donzela de Ferro” é também um dos apelidos da ex-primeira ministra inglesa Margareth Tatcher.
Jethro Tull
Foi o nome de um fazendeiro inglês que inventou uma técnica agrícola nova no século XVIII que deu origem ao arado de hoje. A banda vivia mudando de nome a cada show (Navy Blue, Bag of Blues, Ian Henderson’s Bag of Blues) até começaram a dar sorte com o nome Jethro Tull.
Joy Division
Termo tirado do livro sado-masoquista “The House of Dolls” de Karol Cetinsky. Durante a Segunda Guerra Mundial, a “Divisão da Alegria” era um setor dentro de um campo de concentração onde mulheres deportadas (principalmente judias) eram forçadas a se prostituírem para os oficiais nazistas.
Marilyn Manson
A junção dos nomes “Marilyn Monroe” e “Charles Manson”. Duas celebridades de fama extremamete opostas, uma a deusa das atrizes de hollywood, o outro, um dos mais famosos psicopatas americanos.
Megadeth
Depois de sair do Metallica, Dave Mustane formou sua banda e a batizou com um nome inspirado no termo militar “megadeath”. Uma megadeath é a morte de um milhão de pessoas, portanto, exemplificando, a Segunda Guerra Mundial obteve 80 megadeaths.
Motorhead
“Cabeçote de Motor”. Gíria para quem está sempre tomando anfetamina e nome de uma poderosa anfetamina que o vocalista Lemmy usava quando fazia parte da banda Hawkwind. Era também o nome de uma das músicas deste seu primeiro grupo.
Nine Inch Nails
Trent Reznor achou que ficava legal as iniciais NIN quando escritas. O nome é referente ao tamanho dos pregos de um caixão.
Pearl Jam
Uma das prováveis origens do nome Pearl Jam tem a ver com uma geleia (jam em inglês) feita pela avó de Eddie Veder (chamada Pearl) cuja composição incluía peyote. Outras versões informam que Pearl Jam seria gíria, significando esporra. Eles quase se chamaram de “Mookie Blaylock” em homenagem a um jogador de basquete.
Pink Floyd
O nome “Pink Floyd” é a junção dos nomes de dois antigos músicos de Blues, Pink Anderson e Floyd Council (Dipper Boy), que influenciaram Syd Barret. Syd nomeou a banda com o nome de um dos discos da dupla, The Pink Floyd Sound, mais tarde abreviado para Pink Floyd. Por pouco eles não se chamaram de “Anderson Council” ou “Megadeath”.
Queen
Segundo Freddie Mercury:
“Eu sempre tive a idéia fixa de chamar a banda de Queen. Este era um nome muito forte, muito universal e imediato, tinha uma visão de potência e estava aberta a vários tipos de interpretação. Eu estava ciente da possível conotação gay ao nome, mas essa era apenas uma das várias caras para o nome.”
Red Hot Chilli Peppers
“Pimentas Vermelhas Ardidas”. Segundo Anthony Kiedis:
“Eu acho que foi em 1983 o primeiro show em que nós tocamos e fomos chamados de Tony Flow and The Miraculously Majestic Masters of Mayhem. Logo após o show, nós chegamos a conclusão que o nome era uma droga. Depois de uma semana pensando em milhares de nomes, o Flea veio com a idéia do nome Red Hot Chili Peppers que parecia muito apropriado pois transmitia energia, cor e sons”.
R.E.M.
Trata-se da sigla para “Rapid Eyes Movements”, movimentos rápidos e espasmódicos dos olhos durante o sono que marcam o início dos sonhos.
Spandau Ballet
Termo nazista para designar as contorções dos judeus enquanto estavam sendo asfixiados por gás. Havia uma imensa câmara de gás na cidade de Spandau.
The Who
Eles se chamavam The High Numbers e chegaram a lançar um compacto assim embora insatisfeitos com o nome. A lenda conta que o pessoal estava bombardeando nomes possíveis até que alguém que já estava ficando surdo para as idéias, retrucou “Os Quem?”
Sepultura
Segundo o baterista Igor Cavalera:
“Sepultura é um nome que eu e meu irmão (Max Cavalera) inventamos com 13 anos de idade. Como a gente morava em Belo Horizonte, uma cidade super conservadora, com uma igreja em cada esquina, achamos que um jeito de chocar na época era chamar a banda de Sepultura. Tiramos o nome de uma música do Motorhead, ‘Dancing on Your Grave’. Lembro que fizemos até um teste, nem existia a banda ainda, mas a gente falava que sim. Aí chegamos na minha avó: ‘Vó, nossa banda chama Sepultura’. Ela ficou apavorada! Daí, pronto, deu certo. Não tivemos nenhuma visão nem sonho para escolher o nome da banda. Foi mesmo uma coisa de dois moleques idiotas em BH.”
Legião Urbana
Depois do fim da banda Aborto Elétrico, Renato Russo começou a tocar com o baterista Marcelo Bonfá. Antes de Dado Villa-Lobos aparecer, a idéia dos dois era revezar guitarristas e tecladistas para completar a banda. Uma legião de músicos, no caso.
Ultraje a Rigor
Durante uma festa em que se apresentavam, Roger pensou em Ultraje, mas achou punk demais para a época. Resolveu perguntar a Edgard Scandurra (então guitarrista da banda), que chegou no meio da conversa e, sem entender direito a pergunta, disse:
“Que traje? O traje a rigor?”
Os Replicantes
No filme Blade Runner (1982), replicantes eram os andróides criados como réplicas dos humanos que acabavam se revoltando contra seus criadores. História perfeita para a banda punk gaúcha, numa época em que o filme com Harrison Ford era a coisa mais modernosa do mundo.
Paralamas do Sucesso
A banda de Herbert Vianna poderia se chamar As Plantinhas da Mamãe ou As Cadeirinhas da Vovó? o grupo ensaiava na casa da avó do baixista Bi Ribeiro. Foi ele que teve a idéia de mudar para Paralamas, que todos acharam curioso e ridículo o suficiente.
Capital Inicial
O nome da banda de Brasília não tem nada a ver com a capital federal. É que, como os músicos do grupo cantavam em festas e baladas só de brincadeira, não tinham dinheiro pra começar uma carreira profissional. Ou seja, faltava o “capital inicial”.
Biquíni Cavadão
Quando tocavam músicas de Kid Abelha e Paralamas do Sucesso, o grupo de estudantes adolescentes recebeu uma visita do ilustre Herbert Vianna, que comentou:
“Se eu tivesse essa idade, só pensaria em mulher, carros e biquíni cavadão”. Daí pegou.
Curta O Aprendiz Verde No Facebook
[catlist id=19 numberposts=8]
———————————————————————————————————-