Maníaco do Volga: um dos assassinos em série mais procurados do mundo é capturado na Rússia

Investigadores russos anunciaram ontem, 2 de dezembro, a captura de um dos assassinos em série mais procurados do mundo: o “Maníaco do Volga”. Nós do OAV Crime escrevemos pela...

Radik Tagirov.

Investigadores russos anunciaram ontem, 2 de dezembro, a captura de um dos assassinos em série mais procurados do mundo: o “Maníaco do Volga”.

Nós do OAV Crime escrevemos pela primeira vez sobre este assassino em série no ano de 2013 para o post 101 Crimes Notórios e Horripilantes [ver Crime 86]. Na época, autoridades da Rússia publicaram que:

“A polícia está atrás de um serial killer que mata mulheres idosas sozinhas. Uma investigação criminal foi iniciada sob o artigo 105 – assassinato – do código Criminal Russo. O suspeito é descrito com idade entre 25 e 35 anos; 1.70m a 1.75m; com pé tamanho 40-41, e de aparência asiática”.

[Alexander Shulga, assistente sênior do Comitê de Investigação da região de Sverdlovsk]

O The Siberian Times, em matéria de 4 de novembro de 2013, escreveu que “mulheres idosas devem tomar precauções extremas ao abrir portas para estranhos”.

O assassino em série aterrorizou a região da Sibéria entre 2011 e 2013, entrando em apartamentos de mulheres idosas, fingindo ser um eletricista ou encanador. Uma vez dentro, ele estrangulava as vítimas usando as próprias mãos ou objetos da residência, incluindo um avental e um varal. A grande maioria das vítimas tinha mais de 70 anos.

Segundo a polícia, ele é um assassino sádico que obtêm prazer em assistir às suas vítimas morrendo. Embora ele tenha roubado pequenas quantias em dinheiro de algumas delas, o motivo maior por trás dos crimes, segundo autoridades, é o prazer em levar a morte.

Os assassinatos ocorreram, em sua maioria, entre 2011 e 2012, e foram registrados em várias cidades incluindo Kazan, Samara, Tolyatti, Izhevsk, Ufa  e outras. Outros assassinatos foram cometidos nos Urais, embora o número exato de vítimas nunca pôde ser estabelecido.

Após a polícia vir a público e anunciar que estava à procura de um assassino em série, os assassinatos pararam. Mas em 2016, um vídeo de segurança de um conjunto de apartamentos em Kazan, Tartaristão, mostrou um homem espreitando os apartamentos. Uma olhada mais aguçada e as autoridades afirmaram que era o homem procurado por pelo menos 32 mortes.

O suspeito entra tranquilamento por uma porta. Data do vídeo: 7 de outubro de 2016.

O suspeito entra tranquilamente por uma porta. Data do vídeo: 7 de outubro de 2016.

Ele vaga pelos corredores. Data do vídeo: 7 de outubro de 2016.

Então vai embora tão suave quanto entrou. Data do vídeo: 7 de outubro de 2016.

Então vai embora tão suave quanto entrou. Data do vídeo: 7 de outubro de 2016.

Ao vivo e a cores. Pela primeira vez pode-se ver com clareza o rosto do serial killer. Data do vídeo: 7 de outubro de 2016.

Ao vivo e a cores. Pela primeira vez pode-se ver com clareza o rosto do serial killer. Data do vídeo: 7 de outubro de 2016.

Ao vivo e a cores. Pela primeira vez pode-se ver com clareza o rosto do serial killer. Data do vídeo: 7 de outubro de 2016.

Ao vivo e a cores. Pela primeira vez pode-se ver com clareza o rosto do serial killer. Data do vídeo: 7 de outubro de 2016.

  • 2012

Em 2012 ele já havia sido flagrado por câmeras de segurança de um prédio:

  • 2016

Quatro anos depois o serial killer pareceu ter voltado à ativa (se é que ele parou). Com medo de novos ataques, a polícia russa divulgou em fevereiro de 2017 um arrepiante vídeo do psicopata espreitando apartamentos possivelmente à procura de vítimas. Veja abaixo:

.

Mesmo com a divulgação, a polícia russa não conseguiu identificar o assassino em série.

  • 2019

Suspeitando que o assassino estivesse agindo novamente, autoridades russas ofereceram uma gorda recompensa por qualquer informação que levasse à sua captura.

  • 2020

Em 2 de dezembro de 2020, foi anunciada a prisão do serralheiro Radik Tagirov, de 38 anos, morador de Kazan. “Ele admite todos os assassinatos e chora”, citou uma fonte policial.

Em um comunicado, foi informado que a prisão de Tagirov se deu através de análises forenses e biológicas que sugeriam que ele era o assassino em série de mulheres idosas. Ele foi preso após um “trabalho meticuloso e sistemático”.

Este é mais um assassino em série capturado após a publicação de nossa lista dos 51 serial killers que nunca foram capturados. Hora de atualizar a lista!

Veja abaixo um vídeo gravado pela polícia russa que mostra Tagirov.

Vídeo


Fontes consultadas: Serial killer ‘Volga Maniac’ strikes hacking couple to death with axe – kill count now 36 – Daily Star;

Siga OAV Crime no Instagram


Por:


Daniel Cruz
Texto

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

× Receba nosso conteúdo no WP