22 Anos da Morte de James Bulger

Foi um crime que chocou o mundo e deixou a sociedade se perguntando como duas crianças poderiam assassinar brutalmente uma outra. Há exatos 22 anos atrás, Jon Venables e...
James Bulger

Ralph Bulger, pai de James Bulger, ao lado do túmulo de seu filho. A morte de James acabou com o casamento de Ralph e Denise, mãe de James.

Ralph Bulger, pai de James Bulger, ao lado do túmulo de seu filho. A morte de James acabou com o casamento de Ralph e Denise, mãe de James.

Foi um crime que chocou o mundo e deixou a sociedade se perguntando como duas crianças poderiam assassinar brutalmente uma outra.

Há exatos 22 anos atrás, Jon Venables e Robert Thompson sequestraram e torturaram James Bulger, 3 anos. Naquele dia, os dois garotos passaram a manhã vagabundeando e roubando doces de um shopping em Bootle, periferia de Liverpool.

Após o almoço, imagens de câmeras de segurança capturaram Venables e Thompson observando e seguindo outras crianças pequenas. O pequenino James, que por um instante se desgrudou de sua mãe enquanto ela entrava em um açougue, se tornou a vítima.

O garotinho pegou na mão de Venables e andou com a dupla para fora do shopping, acreditando que aqueles meninos deviam ser amiguinhos.

Durante a caminhada de pouco menos de quatro quilômetros, o confuso James foi espancado com uma barra de metal por seus algozes. O horrível ataque, que durou 45 minutos e incluiu violação sexual, terminou com a criança partida ao meio após ser atropelada por um trem.

Venables e Tompson foram detidos logo depois após uma massiva investigação. Vestígios de tinta azul foram encontradas nas roupas dos acusados, a mesma usada por eles para cegar Bulger.

Levados a julgamento, a dupla foi considerada culpada de assassinato, fazendo deles os assassinos mais jovens do século 20 a serem condenados por um júri.

De acordo com Blake Morrison, que estudou o caso no livro “As If”, o assassinato e os eventos subsequentes “envergonharam a Inglaterra aos olhos do mundo – não devido ao assassinato em si, mas por causa do circo midiático, do processo judicial, da inabilidade dos garotos em instruir seus advogados e a oposição pública à possibilidade de que eles fossem reabilitados.”

As crianças assassinas Jon Venables e Robert Thompson, fichados pela polícia inglesa. Reprodução Internet.

As crianças assassinas Jon Venables e Robert Thompson, fichados pela polícia inglesa. Reprodução Internet.

Imagens de câmeras de segurança flagram Jon Venables levando o pequeno James Bulger para a morte. À frente caminha Robert Thompson. Foto: Corbis.

Imagens de câmeras de segurança flagram Jon Venables levando o pequeno James Bulger para a morte. À frente caminha Robert Thompson. Foto: Corbis.

Vinte e dois anos depois, o caso continua fresco não só na memória dos ingleses mas também do mundo.

Venables e Thompson ficaram detidos por oito anos e foram soltos em 2001, com novas identidades. Em 2010, Venables voltou para a prisão após ser pego com pornografia infantil em seu computador, saindo em liberdade novamente em meados de 2014. No começo deste mês, a imprensa britânica noticiou que Venables criou um perfil numa rede social e a estava usando para arrumar uma namorada. Devido as leis britânicas, o novo nome de Venables e o nome da rede social não puderam ser revelados.

Ontem (11), Denise Fergus, mãe de James, postou mensagens no Twitter e Facebook lembrando do aniversário de 22 anos da morte de seu filho.

“Nunca pensei que a esta hora 22 anos atrás eu estaria abraçando e beijando meu bebê pela última vez, sinto muita falta dele. #James”

Se estivesse vivo, James Bulger teria hoje 24 anos.

Não deixe de ler: 

Dica da nossa leitora Fátima Mota.

Universo DarkSide – os melhores livros sobre serial killers e psicopatas

http://www.darksidebooks.com.br/category/crime-scene/

Curta O Aprendiz Verde No Facebook

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

×