Holocausto: Eva Mozes Kor, a Gêmea de Mengele

“Trouxeram de volta do laboratório dois gêmeos ciganos que Mengele havia costurado um ao outro. Ele tinha tentado criar irmãos siameses unindo seus vasos sanguíneos e órgãos. Os gêmeos...

“Trouxeram de volta do laboratório dois gêmeos ciganos que Mengele havia costurado um ao outro. Ele tinha tentado criar irmãos siameses unindo seus vasos sanguíneos e órgãos. Os gêmeos gritaram de dor, dia e noite, até que a gangrena começou. Depois de três dias, morreram.”

Eva Mozes Kor foi uma das poucas sobreviventes das macabras experiências com humanos realizadas pelo mais sanguinário médico que já passou pela face da terra: o Anjo da Morte Josef Mengele.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo tomava conhecimento das bestiais experiências conduzidas pelo cirurgião nazista. Oficialmente, 350 médicos alemães conduziram experiências com humanos durante a guerra. Josef Mengele foi o mais sanguinário e mortal de todos. O número é incerto, mas estima-se que centenas, talvez milhares de pessoas morreram nas macabras experiências conduzidas pelo Doutor em Auschwitz: injeção de tinta azul em olhos de crianças (na tentativa de mudar a cor dos olhos); injeção de germes letais; operações de mudança de sexo; pessoas jogadas vivas em caldeirões com água fervente; amputação de membros e remoção de órgãos; dissecamento de anões vivos…. tudo isso SEM ANESTESIA! As vítimas do Anjo da Morte passaram por horrores indescritíveis em suas mãos.

Eva Mozes Kor foi uma das pessoas que caiu nas mãos de Mengele, e por uma única razão: ela tinha uma irmã gêmea.

“Me lembro quando as portas do caminhão se abriram, ouvi soldados da SS gritando: ‘Rápido! Rápido!’ Ordenando que todos saíssem para fora. Minha mãe agarrou minha irmã e a mim. O tempo todo ela tentava nos proteger porque éramos muito pequenas. Tudo estava muito rápido, ao olhar para o lado percebi que meu pai e minhas duas irmãs mais velhas já não estavam perto de nós, haviam sumido na multidão. Enquanto eu segurava a mão da minha mãe, um homem da SS correu gritando: ‘Gêmeas! Gêmeas!’ Ele então perguntou pra minha mãe:

“- Elas são gêmeas?”

“- ‘Isso é bom?’, retrucou minha mãe. O soldado só balançou a cabeça positivamente”.

“- ‘Sim, elas são gêmeas’, disse minha mãe.”

A mãe de Eva pensou que estava salvando suas pequenas filhas, dando a elas um destino diferente do que o que ela sabia estar reservado a ela, mas na verdade a mãe da pequena Eva e de sua irmã gêmea Miriam, sem saber, estava condenando suas duas pequeninas filhas a morte.

“Uma vez que o soldado da SS sabia que éramos gêmeas, minha irmã e eu fomos tiradas da nossa mãe, sem qualquer aviso ou explicação. Nossos gritos foram abafados pelo barulho da multidão. Eu me lembro de olhar para trás e ver os braços da minha mãe se estendendo em desespero. Foi a última vez que eu a vi.”

Eva e Miriam eram agora cobaias das macabras experiências com gêmeos do demônio nazista Josef Mengele.

“Quando entrei em Auschwitz, vi dezenas de corpos de crianças jogados no chão. Deram-me cinco injeções. Naquela noite tive uma febre extremamente alta. Eu tremia. Meus braços e minhas pernas incharam, ficaram enormes. Mengele, o Dr. Konig e outros três médicos vieram na manhã seguinte. Eles olharam para um gráfico da minha febre e Mengele disse rindo: ‘Que pena, ela é tão jovem. Ela tem apenas duas semanas de vida…'”

Apesar do diagnóstico de Mengele, Eva e sua irmã Miriam milagrosamente sobreviveram às horrorosas experiências em Auschwitz. Quando adultas, sofreram graves problemas de saúde. Eva teve abortos espontâneos e tuberculose. Seu filho teve câncer. Os rins de sua irmã Míriam nunca funcionaram plenamente e ela morreu em 1993 de um câncer raro, provavelmente resultado das desconhecidas injeções a que ela foi submetida durante os experimentos médicos de Mengele.

O médico Josef Mengele (primeiro à esquerda) é fotografado em Auschwitz em 1944. À sua direita estão Rudolf Hoess e Josef Kramer, os comandantes supremos dos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau. Foto: Associated Press.

E quanto ao Anjo da Morte? Após a guerra, Josef Mengele fugiu para Buenos Aires. Trabalhou fazendo abortos ilegais na Argentina até 1960, quando fugiu para o Paraguai após descobrir que o Mossad (Serviço Secreto Israelense) havia capturado na mesma Buenos Aires outro criminoso nazista, o carrasco Adolf Eichmann. Esperto como um rato, nos anos 1970 ele se mudou para São Paulo. Em 7 de fevereiro de 1979, o nazista foi nadar no mar na cidade de Bertioga, São Paulo, e morreu afogado aos 67 anos. Ele foi enterrado em Embu das Artes sob o nome de Wolfgang Gerhard, identidade que usava desde 1976.

As irmãs Eva e Miriam Kor saem de mãos dadas do campo de concentração de Auschwitz após a invasão soviética em 1945.

Quando os soviéticos tomaram a Alemanha, eles filmaram a libertação dos prisioneiros do campo de concentração em Auschwitz. Esse filme é muito visto em vídeos sobre os horrores do holocausto. Como visto, muitos poucos irmãos gêmeos sobreviveram às horrorosas experiências do médico Josef Mengele. A pergunta: Quem foram os primeiros irmãos ou irmãs gêmeas a saírem de Auschwitz?

Elas mesmas, as irmãs Eva e Miriam Kor. No famoso vídeo dos soviéticos, elas são vistas saindo de mãos dadas do campo de concentração. Na imagem acima Eva aponta para ela e sua imã quando deixavam os portões da morte em Auschwitz.

Abaixo uma reportagem de 1985 mostrando as imagens da libertação dos prisioneiros em Auschwitz, assim como uma entrevista com Eva.

Curta O Aprendiz Verde No Facebook

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

×