Grandes Bandas de Rock Que Não Voltam Mais: 4 Gigantes dos Anos 60

The Byrds O grupo surgiu em Los Angeles, em 1964, num período em que a cena musical americana estava dominada pela música pop (beat) britânica. Poucos anos antes, na...

The Byrds

O grupo surgiu em Los Angeles, em 1964, num período em que a cena musical americana estava dominada pela música pop (beat) britânica. Poucos anos antes, na América, o rock’ n’ roll definhava e não foram poucos os músicos que aderiram ao folk, um fenômeno (chamado folk boom) que teve início nos campus universitários no final dos anos 50, crescendo enormemente no princípio dos anos 60. Os músicos dos Byrds pertenciam a essa “entressafra“, e eles eram Jim McGuinn (ex-Chad Mitchell Trio), Gene Clark (Ex-New Christy Minstrels), David Crosby (ex-Les Baxter Balladers) e Chris Hillman (ex-Hillmen).

Em Nova York, Peter, Paul & Mary haviam aberto as portas das paradas de sucessos para os folkies. E havia lá um certo Bob Dylan …

Em Los Angeles, os Byrds encontraram seu som incorporando Beatles a uma levada folk, embalada por guitarras de 12 cordas, irresistível. Mais tarde, o próprio McGuinn definiria o som dos Byrds como uma síntese de Beatles e Bob Dylan. Porém, havia muito mais: o som de Jackie DeShannon, a eminência parda do folk-rock, a primeira pessoa do meio artístico de Los Angeles a falar de Bob Dylan e avalizar os Byrds, o excepcional talento de McGuinn e Hilmann como músicos e de Gene Clark como compositor. Quando Michael Clarke entrou para o grupo, como baterista, os Byrds decolaram.

Imediatamente, eles se tornaram a banda de rock mais importante da América. Nos 5 anos seguintes eles evoluiram do folk-rock para o country-rock, passaram pelo acid-rock, pelo raga-rock ( folk-rock com influência de música oriental). Vários de seus álbuns foram celebrados como acontecimentos, como marcos históricos do rock, como Younger Than Yesterday, Sweetheart Of The Rodeo (este com o cult Gram Parsons) e Notorius Byrd Brothers. Devido a várias tensões surgidas entre os integrantes do grupo no final dos anos 60, a banda foi se dissolvendo, até desaparecer por completo no começo dos anos 70.

Site Oficial: http://www.byrds.com/

Áudios

Um marco na história do folk-rock: Turn! Turn! Turn! [audio: The Byrds – Turn! Turn! Turn!.mp3]

Mr. Tambourine Man: Primeiro lugar nos EUA e Reino Unido. O primeiro folk-rock a ganhar as paradas do mundo. [audio: The Byrds – Mr Tambourine Man.mp3]

I Wasnt born to follow: Faixa do aclamado álbum Younger Than Yesterday [audio: The Byrds – I Wasnt born to follow.mp3]


Vídeos

05 de novembro de 1965 a banda toca ao vivo o clássico do Folk-Rock Mr. Tambourine Man. Veja aqui.

Em 1965 a banda toca o clássico Turn! Turn! Turn!. Veja aqui.

Eight Miles High ao vivo em 1970. Veja aqui.

The Byrds

The Doors

Banda underground formada em meados dos anos 60, em Los Angeles, por Jim Morrison, Robbie Krieger, John Densmore e Ray Manzarek. Depois de uma passagem de um ano tocando em clubes e bares, fizeram seu debut na Elektra, no começo de 1967. Nunca houve e talvez jamais haverá outra banda de rock como os Doors, revolucionária, experimental, fascinante, com um poeta “maldito” como letrista e cantor, e três músicos que mesclavam jazz, rock, música oriental, flamenco e ritmos latinos numa alquimia única.

The Doors, o primeiro álbum foi um marco no rock, outros discos como os LPs Morrison Hotel, Strange Days e L.A. Woman tiveram quase a mesma importância.

Rebelde até o fim, insubmisso, pouco depois de anunciar que estaria deixando a música para se dedicar apenas à literatura e ao cinema, Jim Morrison morreu em Paris, em julho de 1971, aos 27 anos. Décadas depois, a banda continua influente, formando novas gerações de fãs, num revival permanente.

Alguns Prêmios

  • A banda foi intrudozida no Hall da Fama do Rock’ N’ Roll em 1993
  • Em 1998 a música Light My Fire foi introduzida no Grammy Hall of Fame na categoria faixa de rock
  • Em 2002 foi a vez do álbum The Doors entrar no Grammy Hall of Fame na categoria álbum de rock
  • Em 2004 foi eleita na posição 41 dos maiores artistas de todos os tempos pela Rolling Stone
  • Em 2007 a banda recebeu uma estrela na calçada da fama em Hollywood
  • Em 2009 a música Riders On The Storm foi introduzida no Grammy Hall of Fame na categoria faixa de rock

Site Oficial: www.thedoors.com

Áudios

A 35º melhor música de todos os tempos segundo a revista Rolling Stone: Light My Fire [audio: The Doors – Light My Fire.mp3]

Riders On The Storm: Incluída em 2009 no Grammy Hall of Fame [audio: The Doors – Riders On The Storm.mp3]

A fantástica The End. Está na posição 336 das 500 maiores músicas de todos os tempos. [audio: The Doors – The End.mp3]

Vídeos

The End ao vivo. Veja aqui.

Videoclipe de Light My Fire. Veja aqui.

Back Door Man ao vivo. Veja aqui.

A excelente Break on Through. Veja aqui.

The Doors

The Who

Na briga entre rockers e mods na Londres do começo dos anos 60, salvaram-se todos. A grande diferença entre os grupos é que aqueles gostavam do rock básico dos anos 50, enquanto estes declaravam seu amor incondicional à soul music. The Who fez a diferença entre as bandas mod ao recriar a soul music, ao invés de apenas tentar reproduzí-la. Fez muita diferença também os músicos Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon, uma mistura atômica de personalidades e de vibrante poder de criação.

Nenhuma outra banda capturou com tanta exatidão o que acontecia naquele momento da juventude inglesa, a febril revolução dos costumes, a rebeldia, a insatisfação. Basta checar os títulos das canções do Who para perceber que eles não estavam escrevendo músicas, mas sim compondo hinos: “My Generation”, “The Kids Are Alright”, “I Can’t Explain”. Em 1969, lançaram um marco da história do rock, a ópera-rock Tommy.

Alguns Prêmios

  • O The Who foi introduzido no Hall da Fama do Rock’ N’ Roll em 1990 e no Hall da Fama do Reino Unido em 2005
  • O álbum Tommy foi induzido no Grammy Hall of Fame em 1998, um ano depois foi a vez do álbum My Generation ganhar a honraria. Em 2007 o álbum Who’s Next também foi introduzido
  • O The Who possui 7 álbuns entre os 500 melhores de todos os tempos na lista da especializada revista Rolling Stone, mais do que qualquer outro artista

Site Oficial: www.thewho.com

Áudios

A 340º melhor música de todos os tempos: Baba O’Riley [audio: The Who – Baba O Reiley.mp3]

3 Clássicos absolutos dos roqueiros britânicos:

My Generation [audio: The Who – My generation .mp3]

The Kids Are Alright [audio: The Who – The Kids Are Alright.mp3]

I Can’t Explain [audio: The Who – I Cant Explain.mp3]

Pinball Wizard, faixa de um dos maiores álbuns de rock da história: Tommy [audio: The Who – Pinball Wizard.mp3]

Vídeos

A Fantástica Baba O’Riley em uma FANTÁSTICA apresentação ao vivo. Veja e se delicie.

Excepcional versão ao vivo de Pinball Wizard no Festival da Ilha de Wight. Veja aqui.

28 de Dezembro de 1978 no Hammersmith em Londres o The Who toca o sucesso Behind Blue Eyes. Veja aqui.

My Generation ao vivo em um programa de TV Britânico. Veja aqui.

The Who

The Yardbirds

Grupo formado em 1963, vagamente inspirado nos Rolling Stones, que tocava o que estava começando a entrar em moda em Londres, o British rhythm & blues. Porém, ao contrário dos Stones, que mergulharam na música negra americana (blues, rhythm & blues e até soul music), os Yardbirds entraram céleres na experimentação. Eles eram: Chris Dreja, Paul Samwell-Smith, Keith Relf, Kim McCarty e Eric Clapton. Quando Clapton saiu, em 1965, Jeff Beck assumiu seu lugar, e seu gosto por efeitos eletrônicos levou o grupo para nichos musicais até então desconhecidos por bandas de rock.

Foi o primeiro grupo a incorporar elementos de música eletrônica e de múscia oriental. Cada compacto dos Yardbirds entre 1966 e 1968 buscava uma sonoridade diferente, mesmo após a saída de Jeff Beck e a permanência de Jimmy Page em seu lugar. O grupo foi o embrião do Led Zeppelin, a banda de rock de maior sucesso dos anos 70. Oficialmente a banda se desfez em 1968. Em 1992 a banda foi introduzida no Hall da Fama do Rock’ N’ Roll.

Site Oficial: www.theyardbirds.com

Áudios

A excelente Heart full of soul, número 2 no Reino Unido e Canadá em 1965 [audio: The Yardbirds – Heart full of soul.mp3]

O primeiro sucesso: For Your Love [audio: The Yardbirds – For Your Love.mp3]

Over Under Sideways Down [audio: The Yardbirds – Over Under Sideways Down.mp3]

Vídeos

Heart Full of Soul ao vivo. Veja aqui.

For Your Love ao vivo. Veja aqui.

The Yardbirds


————————————————————————-

CDs - Submarino.com.br

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

× Receba nosso conteúdo no WP