O Mistério
Em 1929, foi descoberto uma mapa feito de pele de gazela que teria sido desenhando em 1513 pelo almirante turco Piri Reis. Ainda que tosca, a carta trazia detalhes da costa leste sul-americana, o litoral do Brasil e o litoral oeste da África, até ai nada de espantoso. O que pasmou os pesquisadores foi o desenho da costa ocidental da Antártida, continente que só seria oficialmente descoberto 300 anos depois. Mais que isso, mapeava as regiões de terra firme por trás das gigantescas calotas do mar congelado que as envolvem.
Apaixonado pela cartografia, Piri Reis tinha tanto prestígio junto aos governantes turcos que conseguiu acesso privilegiado à biblioteca Imperial de Constantinopla (atual Istambul), que fora sede do Império Romano do Oriente. Em seus escritos, o almirante admitia ter baseado seu mapa em inúmeras outras cartas, algumas delas datadas do século 4 antes de Cristo. Mesmo que o homem já houvesse navegado na Antártida nessa época fica um mistério: a costa do continente gelado é rodeada de gelo há milhares de anos e não havia meios de se descobrir o que havia por trás dessa camada.
-
Hadji Muhiddin Piri Ibn Hadji Mehmed, mais conhecido como “Piri Reis” nasceu na Província de Gallopi (parte do Império Otomano) em 1465 . Aos 16 anos tornou-se pirata, seguindo seu tio Kemal Reis.
-
Em 1511 seu tio morre durante uma tempestade no mar. Piri Reis volta para Gallopi onde inicia seus estudos sobre navegação.
-
Piri Reis é autor do livro Kitab-? Bahriye um dos mais famosos livros de navegação da história, que inclui um mapa-mundi. Apesar dele nunca ter saído do atlântico, Piri Reis desenhou um mapa-mundi perfeito, fazendo uso de antigos mapas árabes, espanhóis, portugueses, chineses, indianos e gregos.
-
Segundo Piri Reis, seu mapa de 1513, baseou-se em 8 mapas ptolomaicos datados da época de Alexandre, O Grande, 1 mapa árabe indiano e 4 mapas portugueses.
-
Entre 1516 e 1546, ele travou inúmeras batalhas no oceano contra a esquadra portuguesa e egípcia sempre obtendo grande êxito.
-
Retornou ao Egito em 1554, por volta dos 90 anos de idade. Ao recusar uma ordem do governador Otomano Kubad Pasha em dar suporte à campanha Otomana contra os portugueses no norte do Golfo Pérsico, Piri Reis foi decapitado.
-
Em 1929 seu mapa foi descoberto pelo teólogo alemão Gustav Adolf Deissmann. A descoberta causou sensação mundial, pois seria o único mapa existente baseado no mapa-mundi de Cristovão Colombo e foi o único mapa do século XVI a descrever exatamente a costa da América do Sul em sua posição longitudinal em relação à África.
-
O primeiro a estudar o mapa foi o professor de história medieval americana Charles Hapgood. Em seu livro publicado em 1966, Maps of the Ancient Sea Kings, Hapgood afirma que o mapa de Piri Reis e outros mapas são a prova de que houve uma exploração global feita por uma civilização pré-clássica desconhecida.
-
Gregory Mcintosh, um historiador de cartografia que examinou o Mapa de Piri Reis, disse que o mapa não era tão preciso assim e que outros mapas do século XVI eram muito superiores ao deele, como o mapa de Wright-Molyneux.
-
Entretanto, nenhum estudioso conseguiu até hoje dar uma explicação plausível sobre o mapeamento da costa da Antártida. Uma expedição sueca-britânica de 1949 fez um mapeamento geográfico sísmico da calota polar que cobre a Antártida. Os resultados conferem incrivelmente com os dados contidos no mapa de Piri Reis.
-
A Força Aérea Americana é enfática:
“Isso indica que a costa por trás da calota polar foi mapeada antes dela se cobrir de gelo. A calota polar nessa região tem agora cerca de uma milha (1.6 quilômetros) de espessura. Não fazemos ideia de como os dados sobre este mapa podem ser conciliados com o suposto estado dos conhecimentos geográficos em 1513.”
Curta O Aprendiz Verde No Facebook