Um motivo banal. Um crime que é difícil compreender. Soma-se a isso alguns goles de whisky e temos um massacre. Quase todos os membros da família real do Nepal morreram no dia primeiro de junho de 2001 em um tiroteio no palácio real Narayanhiti.
Tudo começou de forma banal: uma discussão entre o príncipe herdeiro Dipendra e sua mãe, a rainha Aiswarya. Ela não gostou da noiva que o filho escolhera e queria impedir o casamento. Teve início uma tragédia sem proporções.
Dipendra enlouqueceu, vestido com vestimentas militares e armado com uma sacola de armas, incluindo sua submetralhadora UZI e um fuzil de assalto começou a disparar contra todos os seus familiares, inclusive o rei Birendra. Foram assassinados seu pai (rei Birendra), sua mãe, a rainha Aishwarya, dois irmãos (o Príncipe Nirajan e a Princesa Shruti), dois tios, duas tias e uma prima. Depois apontou a arma contra sua cabeça e atirou.
Birendra, 55 anos, começou a reinar em 1972. Foi derrubado em 1990 por um golpe militar, reassumindo o cargo como monarca constitucional.
O irmão do rei, o príncipe Gyanendra, é atualmente o novo rei e procura conter os guerrilheiros e arrumar a casa, ainda abalada pelo massacre.
Cronologia do Massacre
O Príncipe Herdeiro começou a noite cumprimentando seus convidados, incluindo seu pai, o Rei Birendra, sua mãe, a Rainha Aishwarya, sua irmã, a Príncesa Sruti, e seu irmão mais novo, Príncipe Nirajan. Serviu bebidas aos seus tios e primos antes de se retirar para o seu quarto. Em um hora, todos seriam mortos.
19:57 Membros da família real nepalesa se reúnem no Palácio Narayanhity para um jantar.
20:38 Dipendra fala ao telefone com sua namorada, Devyani, pela última vez. Ela diz que está preocupada com ele.
20:41 Dipendra troca de roupa, veste um uniforme militar e amarra suas botas. Ele apanha uma pistola, um rifle e uma metralhadora do armário de armas em seu quarto.
20:49 O Príncipe Herdeiro Dipendra, carregando uma sacola preta cheia com as armas e munição, marcha através dos salões do palácio. Ele se ajoelha e pega duas armas antes de entrar no salão de jantar empunhando-as. Ele atira várias vezes contra seu pai, até que os convidados percebem o que está acontecendo. O Rei fica ferido, mas não morre na hora.
20:50 Dipendra se retira, escolhe uma M-16 e uma pistola e volta ao aposento. Ele atira no irmão do Rei, Príncipe Dhirendra, à queima-roupa, quando este tenta interferir. Em seguida, ele alveja seu tio, sua tia e seu cunhado.
20:51 A segurança do palácio é avisada, enquanto Dipendra se volta contra sua irmã mais nova, atirando nela e em outros membros da família. O Rei, ferido, atira em Dipendra na tentativa de acabar com a violência. O Príncipe é interpelado por sua irmã, Princesa Shoba, que se torna sua próxima vítima. Dipendra assegura que seu pai não irá mais desafia-lo cravando-o de balas.
20:54 Enquanto os sobreviventes são resgatados, a Rainha Aiswarya persegue Dipendra até seus aposentos, seguida por seu filho mais novo, Nirajan. Dipendra atira em seu irmão, cravando seu corpo de balas, e então atira em sua mãe pelas costas quando ela tenta escapar.
20:56 Dipendra segura a pistola com sua mão esquerda e dispara um único tiro contra sua cabeça.
Fonte da Cronologia : DiscoveryBrasil
———————————————————————————————————