Gerald Boyle: advogado que defendeu Jeffrey Dahmer morre aos 88 anos

Em sua refutação, o advogado Gerald Boyle estava resignado, visivelmente incomodado com a fala anterior do promotor. Mais do que um advogado, ele, de fato, tentou encontrar alguma explicação...

Em sua refutação, o advogado Gerald Boyle estava resignado, visivelmente incomodado com a fala anterior do promotor. Mais do que um advogado, ele, de fato, tentou encontrar alguma explicação para o comportamento doentio do seu cliente. O cliente? O canibal assassino Jeffrey Dahmer.

O caso Dahmer subverte qualquer afirmação de simplicidade e, durante as duas semanas que durou seu julgamento, houve uma intensa queda de braço entre defesa e acusação. E aqui abro um parêntesis para o vistoso trabalho do criminalista que aceitou, a contragosto, defender aquele que entrou no tribunal já condenado pela sociedade, rotulado como “monstro”.

O ADVOGADO


Após perder a eleição para promotor público em 1968, o ex-militar Gerald Boyle trocou de lado, tornando-se um dos mais notórios defensores criminais do estado do Wisconsin. Em 1988, ele foi contratado por um pai desesperado, cujo filho havia sido denunciado por molestar um menor de idade. O acusado? Jeffrey Dahmer.

Há muito a se dizer sobre a branda pena recebida por Dahmer, mas deve-se admitir o ótimo trabalho de Boyle que, durante a audiência, chegou a dizer: “Eu acredito que ele foi pego antes do ponto que poderia ser pior, o que acredito ser uma bênção disfarçada” — mal sabia o advogado que o “ponto” já havia sido ultrapassado há muito tempo.

Mas foi três anos depois que Boyle pôde demonstrar todo seu caráter, brilhantismo e humanismo.

Como explicar alguém como Jeffrey Dahmer era a pergunta de 1 milhão de dólares e Boyle foi o único agente da justiça a tentar desvendá-lo, usando, para isso, o conhecimento científico. Respeitoso, deu aula ao promotor no tratamento de testemunhas e, quando tudo parecia perdido, mostrou a sua competência ao abalar a narrativa da acusação ao quebrar a magia de sua testemunha-estrela, o badalado psiquiatra Park Dietz. Ele perdeu o caso, mas saiu-se como um vitorioso moral.

Sua atuação no caso é digna de estudo no curso de Direito Penal.

Gerald Boyle, um dos grandes advogados criminais da história americana, faleceu no último dia 17 de novembro, aos 88 anos, em sua casa no Wisconsin.

JEFF, na trilha da loucura, de Daniel Cruz, está à venda na Amazon.

Referências: [1] Cruz, Daniel. JEFF, na trilha da loucura. OAV Crime. 2023; [2] Gerry Boyle, known for defending serial killer Jeffrey Dahmer, has died at 88. Milwaukee Journal Sentinel. 19 nov. 2024.

Siga OAV Crime no Instagram


Por:


Daniel Cruz
Texto

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz." (Platão)
Deixe o seu comentario:

RELACIONADOS

Receba nosso conteúdo por e-mail!

Digite o seu endereço de e-mail:

OAV Crime no WhatsApp!

OAV no Whatsapp

OAV Crime no Twitter

As últimas notícias

Categorias

×