Em 9 de outubro de 2013 chegou ao fim a vida de um dos mais famosos criminosos australianos.
O superstar insano do crime, Mark “Cutelo” Read, passou uma vida atrás das grades. Na cadeia, enfrentou os piores psicopatas que se possa imaginar, mas perdeu a batalha para um câncer de fígado.
“Cutelo” ou “Machadinha” (depende do tradutor) foi declarado criminalmente insano por três vezes: aos 15, 19 e 23 anos. Começou sua vida criminosa no submundo do tráfico de drogas. Entre os 20 e 28 anos, passou apenas um ano fora das grades. Seus crimes variavam entre assalto, incêndio, sequestro…
Ficou conhecido por torturar suas vítimas com maçaricos, apesar de dizer que nunca machucou uma pessoa inocente (qualquer relação com Pedrinho Matador não é mera coincidência). Como aqueles bandidos desmiolados do cinema, certa vez tentou sozinho entrar numa prisão e libertar um amigo. Segundo ele, foi esfaqueado, baleado, atropelado e espancado com marteladas na cabeça, mas sobreviveu. E foi na cadeia que ele teve as orelhas decepadas por um companheiro de cela. Foi a maneira que ele encontrou para mudar de pavilhão. Alegou ter assassinado 19 homens, fato nunca comprovado.
Cutelo ficou mundialmente conhecido em 2000, quando o galã Eric Bana o interpretou no filme Chopper – Memórias de um Criminoso. O filme é baseado em uma auto-biografia escrita pelo próprio Cutelo. Sim! Após sair da prisão, o insano criminoso virou um prolífico escritor de crimes.
Como Atirar em Amigos e Pessoas Influentes é um dos seus livros mais conhecidos. Vendeu 500 mil cópias e chegou a ser co-autor de um livro infantil.
Em 2008 descobriu que estava com câncer no fígado, provavelmente resultado de uma hepatite C contraída na prisão.
“Eu não quero um transplante de fígado, não é justo. Eu tenho 55 anos de idade. Eu não colocarei o meu nome na frente do de uma criança de 10 anos”, disse ele na época.
Popular no Twitter, Cutelo tinha (têm) mais de 11 mil seguidores. Ele fez sua última aparição pública a cerca de duas semanas atrás. Na ocasião, ao chegar em casa, tuitou:
That was my last public appearance. That's all she wrote, ladies and gentlemen.
— Mark Brandon Read (@TheChopperRead) September 26, 2013
“Essa é a minha última aparição pública. Isso é tudo o que ela escreveu, senhoras e senhores”.
Cutelo morreu na tarde de 9 de outubro. Uma mensagem no seu Twitter, provavelmente digitada por um familiar, diz: “Descanse em paz Mark. Lendas nunca morrem”.
“Se você está esperando por um pedido sincero de desculpas ou uma versão chorosa de Danny Boy, você irá esperar muito, porque eu não me arrependo de nada que eu fiz. Eu não arrependo do meu passado”. (Mark “Chopper” Read)
Vídeo: A Última Entrevista do Matador (em inglês)
Curta O Aprendiz Verde No Facebook